Não basta comprar um animal de estimação é preciso cuidar dele e isso vale para qualquer animalzinho. Alguns precisam de mais atenção outros são mais independentes, mas é certo que alguns cuidados valem para diferentes tipos de pets. Dar banho, vacinas e zelar pela sua segurança são algumas das responsabilidades de quem adquire um mascote para sua casa ou apartamento. Conheça os principais cuidados para se ter com um animalzinho e qual deles é o mais interessante para suas necessidades.

Segurança para os pets

Tela de proteção

O primeiro passo é zelar pela saúde e segurança do animal. Gatos, cachorros e outros bichinhos precisam receber a vermífugo para evitar vermes. Eles também devem receber vacinas conforme sua idade, sendo que a primeira só deve ser aplicada depois dos 45 dias de vida. As demais, como a antirrábica são aplicadas no decorrer da vida do animal. Quem mora em prédio também deve se atentar para o uso de tela de proteção, que evita acidentes sérios. A tela de proteção suporta até 500 quilos e previne acidentes com crianças e idosos. Com ela, os donos podem ficar despreocupados mesmo quando não estão em casa.

Demais cuidados

Vale ressaltar que os animais precisam de um lugar pra dormir, para fazer as necessidades e também de algumas coisas para brincar. Tenha cuidado com alimentação dos animais, que deve ser de boa qualidade e não apenas restos de comida. Tenha ciência que ele também precisa de água limpa e em local que possa beber sempre que quiser.

Os donos também podem levar os pets para passear, principalmente cachorros, que precisam fazer atividades regulares para não ficarem entediados ou mesmo estressados. Quando sair, o dono pode levá-los para fazer suas necessidades, contudo é preciso levar um saquinho para não deixar a sujeira na rua.

Qual animal escolher?

Qual animal escolher?

Algumas características devem ser levadas em consideração na hora de escolher o pet. Primeiro veja se o da preferência vale a pena, se as condições da casa e sua disponibilidade de tempo permite cuidar de um animal. Quem prefere cachorro, tem que se atentar com os cuidados necessários e que ele precisa de atenção e passeio sempre para não se entediar. A higiene deve ser feita com frequência, pois pode gerar mal – cheiro. Além do banho que deve variar entre 2 semanas a 1 mês conforme o tamanho do pelo e a raça.

Já os gatos são mais independentes, mas precisam de comida e água em local adequado. É preciso de menos cuidados, mas a água e comida deve ser abundante e ele deve ter acesso sempre que quiser. Os gatos são bem limpos e fazem as necessidades em caixa de areia, mas esta deve ser trocada com frequência.

Outros animais também podem ser adotados, como peixes, que precisam de poucos cuidados, como alimentação e limpeza do aquário sempre que necessário. Aves são ótimas companheiras e os cuidados são poucos, entre eles a limpeza da gaiola e alimentação adequada. Quem quiser ainda pode optar por hamisters e roedores em geral. Esquilos são alguns dos que estão na moda e desprendem poucos cuidados. Quem quer algo mais exótico pode optar por cobras e lagartos. São mais caros porque precisam de autorização junto ao Ibama. Se optar por esses animais exija a procedência do animal.