Compreensão do processo de ensino aprendizagem

Estratégias, ações, situações que contribuam e que inviabilizam

 

A aprendizagem começa em casa quando nascemos tudo que construímos de alguma forma se torna um aprendizado, o falar, caminhar. É esta bagagem trazida pelos alunos de casa, juntando com a adquirida na escola, vai gerar a aprendizagem significativa para o mesmo.

O aprender é uma atividade individual, depende que cada sujeito do seu tempo, e para que essa seja satisfatória depende das atividades geradas pelo ensino.

O ensino não pode ser apenas transmissão de matéria, é a prática de intervenção que permite aos alunos construir o seu saber. É necessário que o professor seja um mediador,educando,subsidiando e interagindo com os alunos.

É preciso que o professor use algumas estratégias que contribuam para o processo de ensino aprendizagem:

* Diálogo: com os alunos, aceitando a opinião de todos, buscando conhecer o aluno, suas famílias, dificuldades e habilidades.

*Criatividade: o professor tem que inovar suas atividades, dar trabalhos que façam os alunos desenvolver suas atividades, pintura, recorte, montagem de murais algo que faça com que eles soltem sua imaginação.

*Afetividade: é muito importante que se tenha tanto professor com alunos, ou alunos com professores, e alunos entre si, para que aja o bom andamento da aula, bem como as atividades propostas.

*Percepção: perceber os alunos, nem todos andam no mesmo ritmo, acompanhar individualmente é uma alternativa, analisar, auxiliar principalmente aqueles com maiores dificuldades.

Existem também outras atitudes que inviabilizam que isso aconteça, como:

*gritos e mau humor: não é com gritos que um professor impõe algo para os alunos, nem com o mau humor trazido de casa, isto só prejudica o andar da turma.

*falta de subsídios: muitas vezes o professor não pode realizar algumas atividades que seriam ótimas para os alunos por falta de materiais que auxiliem para que isso se torne possível.

*Comodismo: é a acomodação um dos principais problemas hoje nas escolas, não se busca o novo, as alternativas, se conforma com o que se tem, e acha que isso é o suficiente.

*Stress: professores com muita carga horária, estressados e cansados, não passam ao aluno uma aprendizagem de qualidade.