COMPREENSÃO DA REALIDADE, A PARTIR DO CONCEITO DE VERDADE, PRESENTE E PASSADO

Falar sobre verdade, presente e passado gera muito mais perguntas que respostas, principalmente quando se busca conceituá-los e explicitar a importância das suas aplicabilidades históricas, isto é, esclarecer o quanto os mesmos são fundamentais para a compreensão da realidade humana em diferentes tempos e espaços.
A verdade nada mais é, que, o conjunto de idéias e/ou acontecimentos contados ou registrados através da escrita que de fato aconteceu, isto é, fatos reais e concretos. Porém, do ponto de vista filosófico, o qual interessa a História como ciência, a verdade nunca deve ser vista como certeza ou algo concreto, mas deve-se sempre questioná-las.
Nesse sentido, cabe aos leitores criarem suas próprias conclusões, uma vez que estes interpretem, reflitam sobre determinados conteúdos históricos e porque não, criar uma nova visão, ou aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o que foi lido, utilizando o seu "eu filosófico" valorizando assim a criticidade em contraposição ao comodismo e aceitação de fórmulas prontas e acabadas.
Etimologicamente falando, passado é o tempo distante ou próximo, uma vez que, o presente representa o aqui agora. Ambos apesar de diferenciar-se em seus fins, estão inter-relacionados e completam-se, quando trata-se de estudá-los dentro da História, pois o homem é um sujeito histórico e só é possível conhecê-lo e compreendê-lo hoje se analisarmos o ontem, em outras palavras, através do passado se compreende o presente.
Em resumo, as verdades absolutas simplesmente "não existem", enquanto o passado fornece a História condições necessárias para a compreensão humana das diferentes e múltiplas possibilidades existentes na sociedade, a partir da experiência do presente.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Josefa de Carvalho. Introdução aos Estudos Históricos, Mód. 1.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. RJ: Jorge Zahar, 2001. p.65.