Compreender para transformar.

J.Gimeno Sacristán, Perez Gomes.

O processo de ensino aprendizagem necessita das teorias da aprendizagem para o desenvolvimento do mecanismo de cognição. As primeiras teorias associativas de condicionamentos do desenvolvimento da aprendizagem.

O mecanismo do processo de aprendizagem é de certa forma cego mecânico realizado por associação de estímulos e respostas provocados por situações diversas naturalmente externas, o que significa aos caminhos necessários ao desenvolvimento do ensino.

Ao longo do desenvolvimento econômico, a educação transformou-se em tecnologia que tem como papel preparar e superar as contingências fundamentais   dos fundamentos do processo, produto de cada contexto, o que é da natureza das situações distintas, o que medeia a administração dos momentos específicos.

O que são teorias mediacionais, segundo a concepção da aprendizagem um processo longo da aprendizagem e do conhecimento.

 Aquilo que se deve ser compreendido por meios das relações humanas externas, levando em consideração as condições mediadas por mecanismos interno numa relação interdialética.

O segundo aspecto que deve ser considerado o processamento da informação, essa teoria explica a conduta cognitiva do ser humano, que entende o homem como um ser ativo processador de experiências mediante um sistema complexo de informações diversas, recebidas, transformadas, recuperadas e utilizadas para as necessidades próprias. 

As teorias da aprendizagem nas compreensões práticas para o autor Sacristán dão sempre as informações básicas fundamentais para organização da teoria e da prática do ensino.

A questão curricular para o autor não é apenas um conceito, mas a construção e transformação da cultura ao lado de outros aspectos, que afeta logicamente aos indivíduos na construção da sociedade dos nossos dias.

Não se trata apenas de um conceito vazio, abstrato, que tenha  existência fora da experiência educacional do homem, o que é fundamentalmente necessário.

Manifestações e definições do currículo, o que precisa oferecer uma visão da cultura que se dá dentro do campo da escola e da sociedade.  

Inteiração das ideias aos fundamentos da prática, na manifestação das condições em que se desenvolve determinado projeto pedagógico, que é por natureza um projeto cultural.

 Elaborado condicionado, como processo de profissionalização, porque a escola não pode ser apenas um programa escolástico.

Motivo pelo qual o docente tem que estar ligado às condições próprias, pertencentes a uma pauta específica de graus diferentes do desenvolvimento do meio social, com flexibilização para mudança.

No currículo o papel do professor, é planejar logicamente o referido adequá-lo as formas necessárias aos níveis de ensino atendendo os aspectos profissionais.

O planejamento deve ser feito de forma tal que as atividades ordenadas devem dar continuidade entre a intenção pedagógica e o trabalho de ação fundamental a sociedade do trabalho.

O plano pedagógico não pode ser visto apenas como mecanismo normativo de orientação a prática da ação pedagógica, mas como um recurso fundamentalmente técnico.

  Uma construção teórica desvinculada de valores de impacto que não venha ajudar a causa do desenvolvimento econômico de uma sociedade produtiva.

Trata-se de um desenvolvimento de instrumento, cuja natureza deve incidir no mundo prático, mas que venha servir os aspectos do profissionalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.