A principal função de uma intranet é que uma empresa pode compartilhar dados e recursos de computação com os empregados. Uma intranet é ideal para teleconferências e trabalho em grupo. Uma intranet usa HTTP, TCP / IP protocolos de internet e diversos e geralmente é muito parecido com uma internet privada. Em algumas empresas maiores é permitido aos usuários o acesso à Internet pública na sua intranet.

Isto é conseguido através de servidores de firewall, de modo que a segurança da empresa não está em risco. Quando o acesso a uma parte da intranet é dada a parceiros, clientes, fornecedores e outros não pertençam a essa empresa, a parte que está acessível torna-se parte de uma extranet.

O primeiro passo no desenvolvimento de um portal intranet é conceber uma estratégia baseada no que você quer de sua intranet. Por exemplo, seu objetivo primário poderá ser a de dar acesso às informações da empresa aos empregados. Numa fase posterior se você pretender pode ampliar o seu portal, colocando novas e melhoradas funcionalidades. Na verdade a construção de uma intranet é um projecto em curso adicionando novas capacidades à medida que avança.

O próximo passo é o planejamento, onde os objetivos determinados na fase de estratégia são priorizados. Intranet do desenvolvimento devem, ser abordadas como qualquer outro projeto em que os objetivos estão claramente definidos, as prioridades definidas, tarefas e responsabilidades desenvolvidas, datas previstas de conclusão e o plano de comunicação para funcionários e gerentes da empresa.

Intranets devem ser projetados para trazer mais trabalhadores em um esforço colaborativo. Mas um sistema muito complicado ou mal desenvolvido alienar eles e tornar-se contraproducente. Os desenvolvedores, precisam ter uma compreensão profunda, de que o resultado final deve ser um produto que está de acordo com a maneira natural de como os seres humanos funcionam. Simplicidade é uma palavra-chave no desenvolvimento de intranet onde os usuários, ao invés de tecnologia, são o foco principal. Um produto bom intranet deve ser intuitivo, fácil de aprender e user-friendly no sentido mais estrito das palavras.

Se você procura qualidade, desenvolvimento de software de negócios a preços acessíveis, procure empresas especializadas nessa área, para que conseguia criar e desenvolver o seu portal intranet da melhor forma possível, com profissionais que o podem ajudar e muito. Esse investimento vai melhorar seu negocio e pode ainda abrir caminho, também para a criação de um portal server, sendo este um servidor de vários portais.