"Pensar globalmente e agir localmente", essa combinação de palavras que ao ouvirmos pela primeira vez nos faz parar dois segundos e dedicar nossos neurônios a entender o quão profundas são, está ficando cada vez mais comum na boca das pessoas. Ao meu ver, ainda são palavras ao vento. O “agir” não acontece. Nem dentro de nossas casas. Não separamos o lixo, não consumimos orgânicos, não economizamos água nem energia, andamos de carro... a lista é muito mais longa. Falamos, falamos bastante, para a quantidade de palavras que dizemos, fazemos muito pouco. Estou exigindo demasiado de você, certo? OK, vou pegar leve.

Dentre todas as opções descritas, aquela que tem maior impacto, acredito eu, é comprar orgânicos. Se eu tivesse que escolher o que você deveria fazer para mudar uma coisa no seu dia-a-dia, diria eu que a preferência deveria ser os orgânicos por uma variedade de razões, entre as principais estão: saúde do agricultor, saúde da sua família, preservação do meio ambiente, preservação dos recursos de água, sabor, comércio justo, consumo local.

O número de agricultores inférteis ou com câncer por manipulação de pesticidas chega a ser vergonhoso. E os pesticidas são apenas um dos produtos sintéticos que são utilizados nas lavouras. Além de pesticidas, popularmente conhecidos como agrotóxicos, os fertilizantes e hormônios são utilizados nos vegetais e animais para aumentar a produção. Os riscos a saúde estão comprovados. E comemos desses alimentos todos os dias. Já pensou em que os seus filhos estão comendo? É um inimigo invisível.

O uso desses produtos químicos também contaminam o solo e os lençóis d’água. Soma-se a isso o fato da maioria dos produtores orgânicos serem da agricultura familiar, o que faz com que a distribuição desses alimentos sejam local, assim se economiza na quantidade de carbono emitido pelo transporte.

Pelos orgânicos pagamos um preço justo, preço esse que dá condições ao agricultor de ter uma vida digna, que faz o lucro ir para a mão do trabalhador, e não de grandes empresários do mercado de alimentos.

Por último, digo: Que sabor! Uma vez que se prova, descobre-se quais são os verdadeiros sabores dos alimentos. Redescubra seu paladar, consuma orgânicos.