Quando percebemos que o nosso velho computador de guerra já não é mais o mesmo e que há outros com tecnologias mais recentes é que passamos a notar que ele trava demais, está dando problemas ou simplesmente já não serve. Trocar o PC nesses casos nem sempre é a melhor solução, sendo que podemos prestar atenção em três peças bássicas que podem ser trocadas, melhorando o desempenho e economizando o seu dinheiro. Elas são o processador, memória RAM e HD. As peças podem ser encontradas hoje em dia por preços muito acessíveis e o armazenamento, antes confinado ao HD pode ser feito HD´s virtuais e em pen-drives.

Vale lembrar: não confie em preços baixos porque o que é barato pode sair bem caro. Prefira sempre os processadores que possuem melhor desempenho, como o Intel core 2 duo, Pentium 4 e AMD 64. As peças podem ser encontradas em lojas de informática e lojas online, como o Buscapé, por exemplo. Já o HD, funciona da seguinte maneira: um usuário comum não utiliza mais do que 80 GB de espaço, então não se atente aos aparelhos mais potentes e caros do mercado. Talvez para o público que passa mais tempo no PC por causa de trabalhos ou estudos, precisem de um pouco mais de espaço para armanezar todos os arquivos e aqueles que gostam de filmes e músicas armazenadas, um bom limite é o de 160 GB que pode ser compartilhado ainda com toda a familia sem problemas.

A atenção especial com certeza está voltada para a placa mãe (que implica em 70 a 80% da máquina) e a memória RAM. Se o seu processador é mais lento ou não quer trocá-lo agora, o desempenho melhora com uma memória RAM melhor. Por isso deve-se escolher bem o fabricante e além disso ver quais os processadores que a placa suporta e quanto de memória RAM ela aceita.

O que é a tal da memória RAM? O windows XP usa no mínimo 512 MB e já o Windows Vista pede ao menos 1 GB pra rodar sem problemas. Colocando 2 GB fica ideal para quem abre diversos arquivos ao mesmo tempo. Uma quantidade maior de RAM para quem apenas realiza leituras na rede não vai fazer diferença. Mais do que isso, é ideal para quem for usar programas pesados como edição de video e imagens profissionais, ou jogos de altíssima definição.

E por fim, comprar um PC novo ou peças novas? Em qualquer um dos dois casos, que são válidos, opte por lojas que ofereçam bastante tempo de garantia e no caso do PC, prefira os que vem montados e sem peças avulsas.