Programar uma viagem com antecedência é uma ótima opção para evitar dores de cabeça dias antes de embarcar. Ao organizar uma viagem, vários fatores devem ser levados em consideração, dentre eles: destino da viagem, reserva de hotel, passagem, aluguel de carro, etc. Uma das maiores preocupações dos viajantes na hora de programar uma viagem é com relação ao valor das passagens aereas, principalmente se for realizada na alta temporada.


Claro, que quem já estiver com a viagem programada, tem recursos para comprar a passagem com antecedência e encontrou um bom preço, pode comprar a passagem sem medo. Já para os viajantes mais desprogramados ou que decidem viajar de última hora, o fim de ano reserva boas surpresas para esse período: as promoções em empresas nacionais como Tam, Azul e Gol Linhas Aereas surgem constantemente. Por essas promoções relâmpagos, em alguns casos, comprar passagens pouco tempo antes da data da viagem pode ser uma vantagem.


Um mito que foi quebrado e descoberto por muitos viajantes é justamente o de que as passagens aéreas compradas com antecedência garante os melhores preços. Hoje com as milhas, planos fidelidade e as promoções relâmpagos essa idéia mudou e o comportamento do consumidor também. Por isso, não existe uma fórmula mágica para economizar. Cabe a cada viajante, usar a estratégia que acredite ser a melhor e ir experimentando nas próximas viagens. Usar da experiência de gente próxima, amigos e buscar informações sobre voos baratos 2 meses antes da viagem, é uma das técnicas mais utilizadas pelos usuários de internet.


Mas uma coisa é certa: comprar passagem aérea com muitos meses de antecedência não significa garantir o melhor valor de tarifa possível.