Se você é um apreciador de cerveja, essa bebida tão famosa entre nós, brasileiros, certamente já deve ter ouvido falar nas exóticas cervejas especiais. Afinal, estamos acostumados a ter a loura gostosa em nossos churrascos e happy hours de finais de noite, mas a proposta ao comprar cerveja especial é um pouco diferente, pois consiste em uma degustação mais lenta, com ingredientes exóticos e até um consumo nos climas frios. Pois é, se você nunca se imaginou indo comprar cerveja para dividir uma long neck com mais quatro amigos, prepare-se: é hora de experimentar algo novo!

Por que eu deveria comprar cerveja especial?

OK, você deve estar se perguntando por que comprar cerveja especial para, por exemplo, dividir uma long neck com mais quatro amigos. É por esse motivo que se trata de uma proposta diferenciada. Esqueça aquela ideia de se acabar em muitas cervejas num churrascão de final de semana, porque o consumidor disposto a comprar cerveja especial quer, acima de tudo, apreciar a bebida lentamente, com calma. Um dos motivos que incentivam esse paladar mais aguçado é o fato da cerveja especial poder ter até 10% ou mais de teor alcoólico, exigindo um consumo mais lento e em menor quantidade.

Além disso, os próprios ingredientes também levam a esse consumo diferenciado, pois oferecem uma nova experiência em degustação. Alguns processos de produção utilizam frutas para adocicar o sabor da cerveja, como amora e jabuticaba, sendo esta última responsável, por exemplo, pelo equilíbrio da acidez do produto. Há ainda algumas marcas que acrescentam ervilhas para ter um processo de fermentação mais rápido, além das pimentas que dão um sabor picante à bebida. Assim, comprar cerveja especial se tornou uma verdadeira experiência, sobretudo para aqueles que buscam algo além da tradicional loura.

Ao comprar cerveja especial, mercado abre novos nichos de negócios

Todos sabem que o mercado de cervejas no Brasil já se tornou um conhecido oceano vermelho, ou seja, muitos concorrentes agressivos, líderes em suas categorias, formando um mercado difícil de entrar. Porém, ao comprar cervejas especiais em busca de uma nova experiência, os consumidores abriram novas oportunidades de negócio para as marcas: os nichos da bebida. Voltados principalmente à classe B, esses nichos oferecem opções de produtos para quem está disposto a comprar cervejas por um preço mais alto, chegando a R$ 12,00 por litro, que são oferecidas por pequenos produtores nacionais ou via importação. E dos aproximados 550 rótulos à disposição para consumo em São Paulo em 2012, cerca de 200 foram importados em 2011.

Frente a esses números, engana-se quem pensa que comprar cerveja especial ainda é um negócio tímido em desenvolvimento. Os paulistanos, por exemplo, consumiram 8,6 milhões de litros da bebida, mais que o dobro do consumo em 2010, e tiveram 30 novos rótulos lançados apenas por cervejarias nacionais, sendo este número de 50 em todo o Brasil. Além disso, vale destacar que em 2011, foram consumidos 12 bilhões de litros de cervejas no total, e as cervejas especiais, também conhecidas por cervejas premium ou artesanais, representaram 0,38% deste montante.

É hora de comprar cerveja especial e fazer parte desse nicho

Se compararmos o Brasil com os países europeus, veremos que nosso crescimento ao comprar cerveja especial ainda engatinha. Afinal, nesses países o consumo de cerveja artesanal chega a representar 13% do consumo total da bebida. Isso porque temos questões culturais e climáticas que incentivam tais índices. Porém, isso não significa um desprezo do brasileiro ao comprar cerveja premium, prova disso é o crescimento promissor desse segmento. Então, convidamos você a também experimentar e nos contar se comprar cerveja especial é a sua praia ou se o jeito é continuar a passar os finais de semana ao lado da boa e tradicional loura dos churrascos e noitadas nos bares.