Este composto também é conhecido como distribuição. Segundo Casas (2006, p.213) “através do sistema de distribuição o marketing proporciona utilidade, lugar e tempo”. Desta forma, o fabricante elege os meios de distribuição da maneira que possam vender produtos em determinados locais. Em suma, a distribuição é a área de atuação de venda da organização. Os vários modelos de distribuição compõem a forma de distribuir o produto.

Peter (2000, p.368) acredita que é possível utilizar vários canais de distribuição. Para o autor o canal distribuição “é uma rede organizada de órgãos e instituições que executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos usuários finais, a fim de realizar a tarefa do marketing”. Para Rocha (1999) os motivos para que um fabricante deseje envolver-se com a distribuição de seus produtos podem ser muitos, entre eles destacam-se: redução da dependência estratégica em relação ao varejo; melhor planejamento em longo prazo; contato direto com o consumidor; redução da concorrência no âmbito do canal ponto de venda; exposição dos produtos de forma mais adequada.

Existem vários modelos na distribuição direta de intangíveis (CASAS, 2007).  Veja o quadro a seguir:

Quadro 1: Modelos de Distribuição

Fornecedor

Consumidor ou usuário final

Fornecedor

Corretor/agente – Consumidor ou usuário industrial

Fornecedor

Corretor/agente/prepostos – Clientes/usuário industrial

Fornecedor

Representante/corretor/agente – Usuário industrial

Fornecedor

Representante – Clientes/usuário industrial

Fonte: Casas (2007).

Casas (2007) afirma que a principal diferença na distribuição de serviços, é que os canais são geralmente mais curtos. Ainda para o autor, isso ocorre, uma vez que na área de serviços as funções de distribuições são praticamente oferecidas em conjunto, pois a produção e o consumo ocorrem ao mesmo tempo. Para Casas (2007, p.137) especificamente o “canal de distribuição é o caminho pelo qual os serviços seguem desde o produtor ou fornecedor até o consumidor. É o complexo de empresas que existe para distribuí-los, incluindo agentes e intermediários”.

REFERÊNCIAS

CASAS, A. L. L., Marketing, Conceitos exercícios casos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2006, 324p.

CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.

PETER, J. P. JR, G. A. C., Marketing, Criando valor para os clientes. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 626 p.

ROCHA, A. CHRISTENSEN, C., Marketing, Teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. 284p.