Titulo: Comportamento Organizacional

 

                                         Autora: Maria Aparecida Dantas Morais

Junho-2013

        O comportamento organizacional depende da atitude e da ação de Cada pessoa possui uma identidade única por isso que quando falamos em comportamento organizacional nos referimos a um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações as quais fazem parte. Segundo Eduardo Soto (2002), existe quatro, pressupostos básicos as diferenças individuais, a pessoa como um todo. A conduta motivada (Incentivos) O valor das pessoas (dignidade humana).

        A partir dessa definição pode-se dizer que apesar das diferenças que marcam o modo de ser e de agir das pessoas têm muito em comum entre ao forma de viver de se organizarem como por exemplo (as lamentações quando perdem de alguém quando expressam felicidade demonstram a motivação e a auto estima aflora são pontos em comum na vida do ser humano.Nas organizações as pessoas expressam suas diferenças  no desenvolvimento das ações das competências e habilidades podendo torna-se alguns pontos em comum  a partir do modelo de gestão,adotando normas e critérios organizacionais claros objetivos e compartilhados  para isso exige do gestor uma visão holística das pessoas que compõe a organização.

             Assim procurar entender as diferenças e compreende-las sem perder o foco nos objetivos e metas da organização é algo primordial no campo do comportamento organizacional, ressalta-se que as pessoas devem ser vistas como um todo não apenas pela capacidade ou pela função desempenhada no cargo que exerce. Com isso a organização contribui na forma de ser das pessoas, mesmo sabendo que a vida não se desliga totalmente o pessoal do profissional, precisa-se de ter conhecimento e a capacidade de equilibrar o pessoal do profissional, o que requer conhecimento de si mesmo motivação e organização.

             Quanto à conduta motivada estudo da psicologia tem demonstrado que a conduta normal do ser humano obedece a certas causas que se relacionam a partir das necessidades ou conseqüências vividas pelas pessoas o que resulta na forma de agir e pensar do ser humano. Quando se sente motivadas passam a agir não só pelo que pensam mais pelo que fazem ou desejam alcançar, daí a necessidade do gestor de pessoas nas organizações observar a equipe e a partir dos resultados percebidos de satisfação ou motivação das pessoas procurar  incentivar as ações tendo em vista os objetivos organizacionais sem perder o foco nas pessoas que desenvolvem as ações.

Motivar a equipe é algo desafiador e necessário é o oxigênio que faz a organização ou empresa fluir rumo ao mercado competitivo.

           A valorização do ser humano nas organizações vai além da produção requer mais o respeito e a dignidade complementando-se com os valores éticos e morais que norteiam a sociedade. Sendo assim o comportamento organizacional se interessa pelas pessoas, onde a filosofia ética, de um jeito, relaciona-se com os atos das pessoas onde os valores humanos não devem ser ignorados os princípios e os valores humano.

        O comportamento organizacional não é um tema novo na historia da humanidade, passou a ser visto e ganhar espaço com a globalização, onde as pessoas começaram a sentir a necessidade de se organizarem e se valorizarem para enfrentar as exigências do mercado, que cada vez mais busca as pessoas como capital principal das organizações e empresas não importa se publica mista ou privada. Todas estas mudanças afetaram a maneira de agir dos trabalhadores e (as) no desempenho de suas funções, ao trabalharmos com diversas organizações em diversos seguimentos do mercado pode-se observar que há uma preocupação por parte dos gestores na  contratação de pessoal, não mais pela formação acadêmica  mais sim pela competência e habilidades que o candidato apresenta são observados a diversidade para que possam contribuir na  formação das equipes multidisciplinar motivadas para o alcance dos objetivos pessoais, profissionais e organizacionais.

            Em outras épocas ter uma profissão era garantia de uma vaga no mercado de trabalho, com as mudanças constantes a garantia de trabalho é o conhecimento a habilidade e acima de tudo a flexibilidade para mudar e buscar novos conhecimentos é estar disposto a estudar a se aperfeiçoar continuamente fazer a diferença, não basta ser bom tem que ser excelente, que exige das pessoas respeito, honestidade, liderança, motivação, ética e o principal saber ouvir mais importante do que falar.

          Os gestores organizacionais precisam se preparar cada vez mais para o enfrentamento de tantos desafios postos pela globalização entre eles as relações interpessoais, dinâmica de grupo, a competitividade e a busca constante pela qualidade total tanto dos produtos quanto dos serviços prestados a sociedade, além de procurar conhecer o profissional, enquanto individuo e as diferentes formas de personalidade que adota em função dos estímulos externos que enfrenta. Ainda identificar as variáveis a serem utilizadas como objetivo de levar os profissionais a uma reflexão ante as mudanças constantes do mercado que cada dia se apresenta mais veloz. Ter o censo critico e ao mesmo tempo adaptativo ao planejamento com vistas as estratégias a serem implementadas na organização. Ainda procurar criar uma consciência de valores que se transformem em um novo processo de mudança pessoal e profissional.

                Segundo Torquato (2002), o poder é a habilidade de alguém influenciar ou induzir outra pessoa a seguir suas diretrizes ou quaisquer normas por ele apoiadas e as lideranças possuem um papel fundamental na disseminação da cultura de uma empresa. O líder, ao exercer o seu poder, utiliza a sua habilidade de conseguir influenciar a cultura da organização. Essa influência ocorre porque o líder atua diretamente na rede de significados que constitui a sua própria essência (BERGAMINI, 2009).

          O novo cenário de mudança tem proporcionado aos gestores a refletir sobre o comportamento organizacional, quais os modelos de aprendizagem dos indivíduos, frente às demandas oriundas da globalização tendo como foco o desenvolvimento sustentável das organizações, a analise deve levar em conta os fatores da aprendizagem que inclui, as seguintes características como base das experiências: segundo Eduardo Soto (2002 pg95).

  • Amadurecimento físico, condição necessária para a aprendizagem de conduta progressiva e complexa do ser humano.
  • A experiência (vivencia), ter a capacidade de experimentar alguma experiência ambiental.
  • Dinâmica pessoa e o meio ambiente mantém uma relação em constante mudança, o que faz com que o comportamento humano seja construído ao longo da vida do individuo, desde o simples até o mais complexo.
  • Social- A interação que se apresenta com mais influencia na evolução individual e que se dar a partir da interação entre indivíduos, onde ocorre a produção da aprendizagem essencial para evolução do ser humano, porém o núcleo de toda relação interpessoal é constituído pela relação mãe (ou toda pessoa que exerça a função de criação), e filho. Isso explica a transcendência dessa relação na configuração da “estrutura condutista”.
  • Formadora do Individuo-A pessoa de adapta permanentemente  ao ambiente que a rodeia em um processo que implica o enfrentamento  do organismo com aquela particularidade do ambiente ao qual se adapta .Meio ambiente e hereditariedade formam o individuo , e qualquer tipo de conduta é resultado dessa influencia.
  • Formadora da espécie- A interação entre organismo e meio ambiente é sempre uma interação entre o patrimônio biológico e o ambiente, sendo o primeiro, por sua vez, fruto de previas interações com o meio ambiente. Por isso, As características do comportamento humano são tanto genotípicas (resultado da interação genética) como fenotípicas (produto da interação com o meio ambiente).
  • Retenção Para se adquirir uma resposta ou conduta, esta deve ser absorvida; não só então pode ser considerada parte do comportamento de um organismo.
  • Execução- Nem sempre a aprendizagem leva à execução do aprendido, já que se pode aprender uma resposta sem ser capaz de executá-la.

                   Portanto, o comportamento organizacional se dar de maneira complexa entre as organizações e indivíduos e cada vez mais se necessita de um processo continuo de percepção e aprendizagem das formas e características apresentadas ao longo da vida que vai se tornando em aprendizagens e nos oferecem conhecimentos que nos permite explicar e prever o comportamento organizacional, e os novos conceitos a serem internalizados em um processo de construção permanente de conhecimentos e aprendizagem.

              É preciso ter em mente que não é fácil para os gestores organizacionais enfrentar tantos desafios necessários se faz serem verdadeiros facilitadores permanentes da nova relação no trabalho além de estar disposto a uma aprendizagem comum constante que implica em escutar e compreender entre as partes envolvidas na pratica desse novo olhar do comportamento organizacional, onde as pessoas precisam ser valorizadas e respeitadas por suas diferenças talentos e competências e habilidades.

           Segundo Chiavanato (2004, pg12), Os novos desafios do comportamento organizacional esta relacionado com a maneira como as organizações se comportam em um mundo dinâmico e em constante desenvolvimento. A cada dia que passa, o Comportamento Organizacional se defronta com as novas e mutáveis realidades do mundo do trabalho.

           Todo esse processo de mudança esta mudando a natureza do trabalho dentro das organizações levando a uma mistura de comportamentos humanos e tecnológicos onde os cargos estão cada vez menos definidos e programados assim tem levado os trabalhadores temporários a uma proporção significativa da força de trabalho nas organizações, o que tem contribuído para tais fatos tem ocorrido pela influencia dos clientes sobre o trabalho que é executado e ofertado dentro das organizações ou empresas o que tem contribuído também para a mudança constante dos organogramas tradicionais que não mais capturam redes de influencia e de relacionamento que se caracterizam o novo local de trabalho.

        Na grande maioria os organogramas tradicionais estão sendo suprimidos pelo funcionograma da organização ou empresa que procura um lugar no mercado globalizado e competitivo, levando os gestores a repensar a forma de lidar com as pessoas e de gerenciar as organizações, se faz necessário perceber que o conhecimento esta se tornando o principal fator de produção de riquezas da organização onde de necessita de idéias inovadoras, conceitos e dos serviços e informações decorrentes do conhecimento estes estão se tornando os bens essenciais negociados no mercado de trabalho, apesar de continuarmos a comprar produtos, bens materiais, todos são desenvolvidos e produzidos a partir de idéias que provêm dos processos de pesquisas para o desenvolvimento dos produtos e serviços de forma a tender a necessidade dos clientes.  .

                As organizações se utilizam de uma infinidade de interações internas e externas com o objetivo de realizar suas estratégias, ações e agregação de valor aos negócios tendo em vista a sustentabilidade social e econômicos para isto alguns pontos precisam ser destacados no comportamento organizacional valorizando e integrando as pessoas o bem maior da organização.

  • Pensar sistematicamente sobre o comportamento das pessoas e de grupos em um trabalho integrado, valorizando os conhecimentos e competências de cada individuo.
  • Proporcionar  um conjunto de instrumentos e técnicas para lidar com os desafios, oportunidades e problemas que venham surgir nas mais diversas situações da organização.
  • Facilitar a comunicação envolvendo os termos e conceitos que compartilhem e discutam claramente as experiências do trabalho.
  • Traçar e desenvolver estratégias adequando a um melhor desempenho do trabalho com vistas a qualidade de vida das pessoas, valorizando e respeitando os espaços e diferenças como algo necessário a organização.
  • Oportunizar condições para tornar as organizações mais eficazes e competitivas sem perder o foco na sustentabilidade.
  • Traçar meios de verificação e monitoramento das pessoas  a partir do funcionograma  e resultados obtidos no processo organizacional.
  • Incentivar a aprendizagem de forma coletiva e continuada tendo como foco o desempenho dos serviços e produtos ofertados a sociedade alem da satisfação pessoal e organizacional.

O comportamento organizacional se alimenta de contribuições das pessoas de relacionamentos internos externos além das relações entre outras organizações somando esforços, oportunidades, reconhecimento, qualidade  que se tornam em conhecimentos informações e aprendizado.As organizações que concorrem num ambiente aberto são consideradas como tendo um nicho especifico ,e um lugar ou uma posição no mercado dependendo da sua estrutura e organização de trabalho disponibilidade recurso e tecnologia.

                   

            Referencial

Bowditch, James, L.- Buono, Antony, F.- Elementos do Comportamento  Organizacional- São Paulo;Pioneira Thomson-2002.

Chiavanato, Idalberto, Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações, São Paulo, Pioneira Thomson Learing, 2004

NASCIMENTO, Leyla- Gestores de Pessoas: os impactos das transformações no mercado de trabalho-Rio de Janeiro, Qualitymark, 2006.

Soto, Eduardo, Comportamento Organizacional: o impacto das emoções-Cengage Learinng-2010.

              

Titulo: Comportamento Organizacional

 

                                         Autora: Maria Aparecida Dantas Morais

Junho-2013

        O comportamento organizacional depende da atitude e da ação de Cada pessoa possui uma identidade única por isso que quando falamos em comportamento organizacional nos referimos a um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações as quais fazem parte. Segundo Eduardo Soto (2002), existe quatro, pressupostos básicos as diferenças individuais, a pessoa como um todo. A conduta motivada (Incentivos) O valor das pessoas (dignidade humana).

        A partir dessa definição pode-se dizer que apesar das diferenças que marcam o modo de ser e de agir das pessoas têm muito em comum entre ao forma de viver de se organizarem como por exemplo (as lamentações quando perdem de alguém quando expressam felicidade demonstram a motivação e a auto estima aflora são pontos em comum na vida do ser humano.Nas organizações as pessoas expressam suas diferenças  no desenvolvimento das ações das competências e habilidades podendo torna-se alguns pontos em comum  a partir do modelo de gestão,adotando normas e critérios organizacionais claros objetivos e compartilhados  para isso exige do gestor uma visão holística das pessoas que compõe a organização.

             Assim procurar entender as diferenças e compreende-las sem perder o foco nos objetivos e metas da organização é algo primordial no campo do comportamento organizacional, ressalta-se que as pessoas devem ser vistas como um todo não apenas pela capacidade ou pela função desempenhada no cargo que exerce. Com isso a organização contribui na forma de ser das pessoas, mesmo sabendo que a vida não se desliga totalmente o pessoal do profissional, precisa-se de ter conhecimento e a capacidade de equilibrar o pessoal do profissional, o que requer conhecimento de si mesmo motivação e organização.

             Quanto à conduta motivada estudo da psicologia tem demonstrado que a conduta normal do ser humano obedece a certas causas que se relacionam a partir das necessidades ou conseqüências vividas pelas pessoas o que resulta na forma de agir e pensar do ser humano. Quando se sente motivadas passam a agir não só pelo que pensam mais pelo que fazem ou desejam alcançar, daí a necessidade do gestor de pessoas nas organizações observar a equipe e a partir dos resultados percebidos de satisfação ou motivação das pessoas procurar  incentivar as ações tendo em vista os objetivos organizacionais sem perder o foco nas pessoas que desenvolvem as ações.

Motivar a equipe é algo desafiador e necessário é o oxigênio que faz a organização ou empresa fluir rumo ao mercado competitivo.

           A valorização do ser humano nas organizações vai além da produção requer mais o respeito e a dignidade complementando-se com os valores éticos e morais que norteiam a sociedade. Sendo assim o comportamento organizacional se interessa pelas pessoas, onde a filosofia ética, de um jeito, relaciona-se com os atos das pessoas onde os valores humanos não devem ser ignorados os princípios e os valores humano.

        O comportamento organizacional não é um tema novo na historia da humanidade, passou a ser visto e ganhar espaço com a globalização, onde as pessoas começaram a sentir a necessidade de se organizarem e se valorizarem para enfrentar as exigências do mercado, que cada vez mais busca as pessoas como capital principal das organizações e empresas não importa se publica mista ou privada. Todas estas mudanças afetaram a maneira de agir dos trabalhadores e (as) no desempenho de suas funções, ao trabalharmos com diversas organizações em diversos seguimentos do mercado pode-se observar que há uma preocupação por parte dos gestores na  contratação de pessoal, não mais pela formação acadêmica  mais sim pela competência e habilidades que o candidato apresenta são observados a diversidade para que possam contribuir na  formação das equipes multidisciplinar motivadas para o alcance dos objetivos pessoais, profissionais e organizacionais.

            Em outras épocas ter uma profissão era garantia de uma vaga no mercado de trabalho, com as mudanças constantes a garantia de trabalho é o conhecimento a habilidade e acima de tudo a flexibilidade para mudar e buscar novos conhecimentos é estar disposto a estudar a se aperfeiçoar continuamente fazer a diferença, não basta ser bom tem que ser excelente, que exige das pessoas respeito, honestidade, liderança, motivação, ética e o principal saber ouvir mais importante do que falar.

          Os gestores organizacionais precisam se preparar cada vez mais para o enfrentamento de tantos desafios postos pela globalização entre eles as relações interpessoais, dinâmica de grupo, a competitividade e a busca constante pela qualidade total tanto dos produtos quanto dos serviços prestados a sociedade, além de procurar conhecer o profissional, enquanto individuo e as diferentes formas de personalidade que adota em função dos estímulos externos que enfrenta. Ainda identificar as variáveis a serem utilizadas como objetivo de levar os profissionais a uma reflexão ante as mudanças constantes do mercado que cada dia se apresenta mais veloz. Ter o censo critico e ao mesmo tempo adaptativo ao planejamento com vistas as estratégias a serem implementadas na organização. Ainda procurar criar uma consciência de valores que se transformem em um novo processo de mudança pessoal e profissional.

                Segundo Torquato (2002), o poder é a habilidade de alguém influenciar ou induzir outra pessoa a seguir suas diretrizes ou quaisquer normas por ele apoiadas e as lideranças possuem um papel fundamental na disseminação da cultura de uma empresa. O líder, ao exercer o seu poder, utiliza a sua habilidade de conseguir influenciar a cultura da organização. Essa influência ocorre porque o líder atua diretamente na rede de significados que constitui a sua própria essência (BERGAMINI, 2009).

          O novo cenário de mudança tem proporcionado aos gestores a refletir sobre o comportamento organizacional, quais os modelos de aprendizagem dos indivíduos, frente às demandas oriundas da globalização tendo como foco o desenvolvimento sustentável das organizações, a analise deve levar em conta os fatores da aprendizagem que inclui, as seguintes características como base das experiências: segundo Eduardo Soto (2002 pg95).

  • Amadurecimento físico, condição necessária para a aprendizagem de conduta progressiva e complexa do ser humano.
  • A experiência (vivencia), ter a capacidade de experimentar alguma experiência ambiental.
  • Dinâmica pessoa e o meio ambiente mantém uma relação em constante mudança, o que faz com que o comportamento humano seja construído ao longo da vida do individuo, desde o simples até o mais complexo.
  • Social- A interação que se apresenta com mais influencia na evolução individual e que se dar a partir da interação entre indivíduos, onde ocorre a produção da aprendizagem essencial para evolução do ser humano, porém o núcleo de toda relação interpessoal é constituído pela relação mãe (ou toda pessoa que exerça a função de criação), e filho. Isso explica a transcendência dessa relação na configuração da “estrutura condutista”.
  • Formadora do Individuo-A pessoa de adapta permanentemente  ao ambiente que a rodeia em um processo que implica o enfrentamento  do organismo com aquela particularidade do ambiente ao qual se adapta .Meio ambiente e hereditariedade formam o individuo , e qualquer tipo de conduta é resultado dessa influencia.
  • Formadora da espécie- A interação entre organismo e meio ambiente é sempre uma interação entre o patrimônio biológico e o ambiente, sendo o primeiro, por sua vez, fruto de previas interações com o meio ambiente. Por isso, As características do comportamento humano são tanto genotípicas (resultado da interação genética) como fenotípicas (produto da interação com o meio ambiente).
  • Retenção Para se adquirir uma resposta ou conduta, esta deve ser absorvida; não só então pode ser considerada parte do comportamento de um organismo.
  • Execução- Nem sempre a aprendizagem leva à execução do aprendido, já que se pode aprender uma resposta sem ser capaz de executá-la.

                   Portanto, o comportamento organizacional se dar de maneira complexa entre as organizações e indivíduos e cada vez mais se necessita de um processo continuo de percepção e aprendizagem das formas e características apresentadas ao longo da vida que vai se tornando em aprendizagens e nos oferecem conhecimentos que nos permite explicar e prever o comportamento organizacional, e os novos conceitos a serem internalizados em um processo de construção permanente de conhecimentos e aprendizagem.

              É preciso ter em mente que não é fácil para os gestores organizacionais enfrentar tantos desafios necessários se faz serem verdadeiros facilitadores permanentes da nova relação no trabalho além de estar disposto a uma aprendizagem comum constante que implica em escutar e compreender entre as partes envolvidas na pratica desse novo olhar do comportamento organizacional, onde as pessoas precisam ser valorizadas e respeitadas por suas diferenças talentos e competências e habilidades.

           Segundo Chiavanato (2004, pg12), Os novos desafios do comportamento organizacional esta relacionado com a maneira como as organizações se comportam em um mundo dinâmico e em constante desenvolvimento. A cada dia que passa, o Comportamento Organizacional se defronta com as novas e mutáveis realidades do mundo do trabalho.

           Todo esse processo de mudança esta mudando a natureza do trabalho dentro das organizações levando a uma mistura de comportamentos humanos e tecnológicos onde os cargos estão cada vez menos definidos e programados assim tem levado os trabalhadores temporários a uma proporção significativa da força de trabalho nas organizações, o que tem contribuído para tais fatos tem ocorrido pela influencia dos clientes sobre o trabalho que é executado e ofertado dentro das organizações ou empresas o que tem contribuído também para a mudança constante dos organogramas tradicionais que não mais capturam redes de influencia e de relacionamento que se caracterizam o novo local de trabalho.

        Na grande maioria os organogramas tradicionais estão sendo suprimidos pelo funcionograma da organização ou empresa que procura um lugar no mercado globalizado e competitivo, levando os gestores a repensar a forma de lidar com as pessoas e de gerenciar as organizações, se faz necessário perceber que o conhecimento esta se tornando o principal fator de produção de riquezas da organização onde de necessita de idéias inovadoras, conceitos e dos serviços e informações decorrentes do conhecimento estes estão se tornando os bens essenciais negociados no mercado de trabalho, apesar de continuarmos a comprar produtos, bens materiais, todos são desenvolvidos e produzidos a partir de idéias que provêm dos processos de pesquisas para o desenvolvimento dos produtos e serviços de forma a tender a necessidade dos clientes.  .

                As organizações se utilizam de uma infinidade de interações internas e externas com o objetivo de realizar suas estratégias, ações e agregação de valor aos negócios tendo em vista a sustentabilidade social e econômicos para isto alguns pontos precisam ser destacados no comportamento organizacional valorizando e integrando as pessoas o bem maior da organização.

  • Pensar sistematicamente sobre o comportamento das pessoas e de grupos em um trabalho integrado, valorizando os conhecimentos e competências de cada individuo.
  • Proporcionar  um conjunto de instrumentos e técnicas para lidar com os desafios, oportunidades e problemas que venham surgir nas mais diversas situações da organização.
  • Facilitar a comunicação envolvendo os termos e conceitos que compartilhem e discutam claramente as experiências do trabalho.
  • Traçar e desenvolver estratégias adequando a um melhor desempenho do trabalho com vistas a qualidade de vida das pessoas, valorizando e respeitando os espaços e diferenças como algo necessário a organização.
  • Oportunizar condições para tornar as organizações mais eficazes e competitivas sem perder o foco na sustentabilidade.
  • Traçar meios de verificação e monitoramento das pessoas  a partir do funcionograma  e resultados obtidos no processo organizacional.
  • Incentivar a aprendizagem de forma coletiva e continuada tendo como foco o desempenho dos serviços e produtos ofertados a sociedade alem da satisfação pessoal e organizacional.

O comportamento organizacional se alimenta de contribuições das pessoas de relacionamentos internos externos além das relações entre outras organizações somando esforços, oportunidades, reconhecimento, qualidade  que se tornam em conhecimentos informações e aprendizado.As organizações que concorrem num ambiente aberto são consideradas como tendo um nicho especifico ,e um lugar ou uma posição no mercado dependendo da sua estrutura e organização de trabalho disponibilidade recurso e tecnologia.

                   

            Referencial

Bowditch, James, L.- Buono, Antony, F.- Elementos do Comportamento  Organizacional- São Paulo;Pioneira Thomson-2002.

Chiavanato, Idalberto, Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações, São Paulo, Pioneira Thomson Learing, 2004

NASCIMENTO, Leyla- Gestores de Pessoas: os impactos das transformações no mercado de trabalho-Rio de Janeiro, Qualitymark, 2006.

Soto, Eduardo, Comportamento Organizacional: o impacto das emoções-Cengage Learinng-2010.