COMPORTAMENTO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA, PRESSÃO ARTERIAL E DO DUPLO PRODUTO APÓS UMA SESSÃO DE AGACHAMENTO ISOMÉTRICO EM PLATAFORMA VIBRATÓRIA

Palavras-chave: Exercício resistido, Plataforma vibratória, freqüência cardíaca, pressão arterial, duplo produto.

Francisco E. do N. Pereira1

Karla R. Rosa1

1. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia e Cinesiologia da Atividade Física e Saúde, Universidade Gama Filho, Brasília - DF

Endereço para correspondência: Francisco E. do N. Pereira

SHIN CA:5 Lote: N1, Ed. Oásis, Apart: 203, Lago Norte,

71503-505 -Brasília - DF

[email protected]

16 DE MAIO DE 2009 SÁBADO AS 18:45

TEXTO DO ARTIGO EM CD

TEXTO DO ARTIGO EM PAPEL (COM CAPA)

RESUMO

Objetivo: Verificar o comportamento da freqüência cardíaca, pressão arterial e duplo produto após uma sessão de agachamento isométrico realizado sobre uma plataforma vibratória.

Métodos: A amostra foi composta por sete indivíduos (três homens e quatro mulheres), voluntários, idade 28±4 anos, com, no mínimo, 3 meses de experiência em treinamento com exercícios resistidos e com experiência prévia no exercício de agachamento. Todos receberam instruções prévias para a realização do teste com o intuito de reduzir erros e interferências nos dados a serem coletados. O agachamento foi realizado de forma isométrica com um ângulo de 110° de extensão, na plataforma vibratória da marca Power Plate®, com freqüência de 30 hz, amplitude LOW e tempo de execução de 60 segundos. As pressões arteriais e freqüências cardíacas foram coletadas com o auxilio de um esfigmomanômetro aneróide Premium® modelo ESFHS50 e de um frequencímetro da marca Polar® modelo FS1 em cinco momentos distintos: após dez minutos de repouso, logo após a execução do exercício e no segundo, sexto e décimo minuto após o exercício. Os valores do Duplo Produto (DP) foram obtidos a partir da multiplicação da Pressão Arterial Sistólica (PAS) pela FC. Todas as variáveis foram apresentadas segundo a estatística descritiva. E, também, passaram por análise estatística do teste "t" de Student pareado, com um índice de significância de p<0,05.

Resultados: Foram observadas diferenças significativas em todas as variáveis somente no momento 0' (zero minuto) em relação ao repouso (FC Repouso= 72bpm e FC 0'=105bpm, p=0,000; PAS Repouso= 97mmHg, PAS 0'=127mmHg, p=0,000; PAD Repouso= 61mmHg e PAD 0'= 81mmHg, p=0,000; DP Repouso=7086mmHg.bpm e DP 0'= 13427mmHg.bpm, p=0,000) e os valores destas variáveis encontrados no 2º, 6º e 10º minutos, não mostraram diferenças significativas em relação a média do repouso (p>0,05).

Conclusões: Os resultados obtidos neste estudo nos mostraram que o treinamento em plataforma vibratória gera alterações que se assemelham ao treinamento convencional contra resistência e, de acordo com o resultado encontrado na variável DP apresenta uma preservação cardiovascular.

Palavras-Chave: Exercício resistido, Plataforma vibratória, freqüência cardíaca, pressão arterial, duplo produto.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.