FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROFESSOR ORIENTADOR: Lawton Benatti

Geisa Almeida Fagundes

 

Competitividade nas Empresas gera Inovação no mercado

A competitividade entre as empresas é algo que vem crescendo a cada dia, pois nenhuma empresa está querendo ficar para trás ou ser atropelada pelos seus concorrentes. Para não ficar a trás as empresas hoje estão investindo em inovações a cada dia tem alguma coisa nova no mercado. A inovação pode ajudar abrir portas através de aperfeiçoamento de produtos e processos como por desenvolvimento na inovação de sistema mostrando a empresa que ela pode se organizar melhor mantendo a empresa sempre alinhada.

Inovação significa modificar ou renovar esta palavra vem do latino innovatio. Quando falamos em inovação temos alguns tipos como: inovação do produto, inovação do processo, inovação organizacional e inovação de marketing.

As empresas trabalham de olho nos seus concorrentes no que eles estão tentando fazer para modificar ou criar um produto novo, nesta parte entra o departamento de marketing, pois é preciso se fazer uma pesquisa de mercado para saber o que as pessoas acham deste novo produto ou modificação dele, entra também nesta questão a parte de pesquisa industrial que muitas empresas colocam um funcionário seu dentro de outra empresa para saber quais são os planos deles e assim conseguir lançar ao mesmo tempo um produto semelhar ao dele.

Hoje o mercado está cada vez mais competitivo inovar se tornou fundamental para o crescimento da empresas o sucesso de uma empresa é a sua inovação se ela não estiver acompanhando o mercado ela pode não aguentar esta avalanche e acabar saindo deste ramo.

De acordo com Hartmann competitividade tem as suas forças mesmo que a empresa trabalhe com um fornecedor que atenda mais de uma empresa ela precisa saber se sair, para isso é preciso conhecer estas 5 (cinco) forças que são:

1-    Fornecedores;

2-    Compradores;

3-    Produtos substitutos;

4-    Entrantes potenciais;

5-    Rivalidade no setor.

Obtém – se competitividade estratégica quando uma empresa consegue formular e implantar com sucesso uma estratégia de valor. Uma estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definido... (HITT, 2012, p.4)

Vantagem competitiva é permitir que as empresas se destaquem se diferencie perante seus clientes em relação aos seus concorrentes as empresa tem uma enorme vantagem competitiva se ela conseguir lançar um produto ou serviço e os seus concorrentes não conseguirem copiar, para a empresa saber se deu certo o seu lançamento é preciso acompanhar a reação dos seus concorrentes, mas para que isso aconteça à empresa tem que contar com uma equipe muito dedicada no que faz, pois um vacilo e todo aquele planejamento vai por água abaixo.

Segundo Hartmann, setor é o conjunto de empresas similares que atuam em locais definidos na sua Visão Estratégica, cercados pelas outras forças competitivas. (HARTMANN, 2008, p. 36).

Não se pode cantar vitória por conseguir lançar algo e os seus concorrentes não copiarem, pois é tudo muito rápido e as empresas que não querem ficar pra trás logo conseguem se colocar novamente no palio.

A inovação dentro das empresas é algo que está deixando os gestores doidos a cada minuto aparece uma coisa nova no mercado e eles precisam ser criativos para poder conseguir lidar com estas situações, o que fazer para não ficar para trás?  Uma das coisas a se fazer é esta sempre ligada nos seus concorrentes e nas novas tendências que esta chegando ao mercado, tanto como produto ou serviço, as empresas precisa estar ligada no que o mercado esta oferecendo para seus clientes e buscar algo melhor para conquistá-los ou apenas agradá-los como clientes.

As empresas que querem aumentar a sua competitividade ou investir em tecnologia precisam investir mais em educação e conhecimento, pois para as empresas é vantagem ter um funcionário que tenha melhor conhecimento educacional isto da uma elevação maior para a empresa e de certa forma motiva seus colaboradores.

Referencias Bibliográficas

HARTMANN, Luiz Fernando Piazzeta. Planejamento Estratégico. 11ª ed. (alt) – Lajeado – Gratocem. 2008.

HITT, Michael A. Administração Estratégica competitividade e globalização. 2ª ed. São Paulo. 2012.

POTER, Michael E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 34 ed. Elsevier - Rio de Janeiro. 1989.