De acordo com o Relatório global sobre a Competitividade 2013-2014 , publicado 04 de setembro pelo Fórum Econômico Mundial, Marrocos mostra um sério declínio .

Marrocos está perdendo força. De acordo com o Relatório de Competitividade Global 2013-2014 divulgado em 4 de setembro pelo Fórum Econômico Mundial, sobre 148 países, o Reino está no meio da lista e aponta no  77e rang. Comparado ao ano passado , quando ele conseguiu subir no ranking, ele perde neste novo relatório de sete lugares.

Muito esperado e com grande expectativa por parte dos investidores , o relatório fornece uma classificação com base em 12 indicadores agrupados por componente dá uma visão geral sobre a evolução da situação económica e do seu potencial de crescimento.

Em comparação com os seus vizinhos no Oriente Médio e Norte da África , o Marrocos tem como deixar outros sentir alguns ciúmes. Classificado em 13 º no ranking mundial , o Catar é o líder na região do MENA , enquanto os Emirados Árabes Unidos ( 19 ) queda pela primeira vez no top 20. Arábia Saudita ( 20 ) caiu duas posições, mas ainda está entre os vinte melhores . Israel se move para a posição 27 . Egito ( 118 ) , abalada pelo impacto da Primavera Árabe continua em declínio e perdeu 11 assentos em comparação com o índice do ano passado. Também na região , Argélia avança  para 100 º lugar e Tunísia retoma a posição 83 .

Em relação ao top 10 deste ranking, sem surpresas , pelo quinto ano consecutivo, a Suíça assume a liderança . Cingapura e Finlândia continuam a aparecer na segunda e terceira posições . Alemanha subiu dois lugares ( 4 ) e os Estados Unidos revertiram  uma tendência de queda, conhecida  por quatro anos e ganhando dois lugares para ocupar a quinta posição . Hong Kong ( 7 ) e Japão ( 9 ), tendo  também occupado a diferença que os separam das economias mais competitivas , enquanto a Suécia ( 6 ) , Países Baixos        ( 8 ) e Reino Unido ( 10 ) perdendo no terreno .

Definindo a competitividade como um conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam o nível de produtividade de um país, classificndo o GCI, com base em mais de 100 indicadores organizados em 12 categorias que permitem  uma imagem da competitividade de um país . Estes indicadores são organizados em torno de diferentes pilares , incluindo infra-estrutura, ambiente macroeconômico, saúde, educação, eficiência do mercado de trabalho , etc.

Lahcen EL MOUTAQI