COMPETIÇÃO

Palavra chave em tempos de OLIMPÍADAS, a competição está presente na vida dos animais quer sejam humanos ou não. As necessidades básicas falam mais alto para todos, indiscriminadamente, e se revelam nas disputas que envolvem sexo, alimento e território.

O homem, por razões que somente a natureza poderá explicar, animal pensante e racional acrescentou mais motivações para competir permanentemente. As competições colocam em jogo as habilidades e qualidades de cada competidor/jogador e  a consequente conquista do objetivo a ser alcançado. Regras foram criadas e são constantemente atualizadas no que se refere a competições esportivas, mas existem aquelas que permeiam não somente as atividades esportivas e sim toda e qualquer forma de disputa. 

Infelizmente, na atualidade o que está em vigor é a “Lei de Gerson” (levar vantagem em tudo) e o que há de mais importante na disputa fica relegado a um segundo plano. Isto só se verifica porque o superego dominou o eu e o que vale não é a conquista por uma competência que tenha por base  ética,  disciplina e lealdade, mas a competência cuja base é saber ludibriar melhor, estufar o peito mais alto e ganhar a qualquer preço. Tudo é tão efêmero que alardear a vitória que se propaga além das nuvens é mais valioso que ostentar o orgulho da vitória merecida sobre um adversário a cujo respeito o vencedor se rende.

O período de realização das Olimpíadas é de grande movimentação, são muitas as modalidades esportivas, várias são desconhecidas e excetuando-se  aquelas que mobilizam os brasileiros com maior intensidade, torna-se difícil acompanhar todos os jogos e compreender  as regras de participação. Os brasileiros, mais especificamente, o povo da cidade do Rio de Janeiro tem nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, a oportunidade de vivenciar um momento ímpar, de suma importância para a identificação dos princípios básicos que norteiam a atividade de cada competidor. Estão presentes nas Olimpíadas o espírito de grupo, a união entre os povos, a disciplina, a confiança, a  coragem, a persistência, a ética, a lealdade e o respeito ao próximo. Este, entre todos, é o maior legado que teremos como benefício depois destes anos de preparação do evento.