COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA GESTÃO HOSPITALAR

O presente pré-projeto vem propor uma pesquisa de revisão bibliográfica intitulada ‘competências do enfermeiro na gestão hospitalar’, a qual aborda quanto a perspectiva do enfermeiro em relação à sua função e no papel de gestor, bem como agente cuidador da saúde de pessoas.

O enfoque teórico da gestão em enfermagem procura conciliar os princípios da gerência científica com os da administração humanística e o campo da saúde, aparecendo como prioritárias as habilidades de liderança, comunicação e motivação, como conhecimentos essenciais à formação do enfermeiro.

De acordo com Silva & Casa (2006), a gestão em enfermagem foi conquistando, gradativamente, importância na formação do enfermeiro, sendo de fato essencial como instrumento de trabalho no gerenciamento de serviços de saúde, administração da assistência de enfermagem.

Para Carpenito (2012), essa valorização da função do enfermeiro, em múltiplos setores  últimas décadas, tem se expressado pelo aumento da carga horária dos conteúdos da Administração Aplicada à Enfermagem , nos currículos de graduação, assim como pela ampliação dos cargos gerenciais destinados a enfermeiros nos serviços hospitalares e de rede básica, atendendo,  de certa forma, às necessidades do mercado.

Conforme Pereira et al (2011), atualmente, a enfermagem tenta firma-se através da competência técnica e política, analisando-se nas relações sociais de produção, buscando identificar-se enquanto processo de trabalho, tentando construir um corpo tecnológico próprio – saberes, técnicas e instrumentos adequados às especificidades de seus objetos, agentes e finalidades de trabalho.

O caráter assistencial das Unidades de Saúde não exi­me das exigências da gestão com administração organizada e integrada dos participantes que formam as equipes de saúde e cuidados com os pacientes, assim al­guns fatores como atitudes, eficiência, tomada de dececisão, comportamento, entre outros são decisivos para a mudança do conceito administrativo que foca o setor de saúde, sejam unidades, postos ou hospitais.

A administração dos serviços de saúde no Brasil vem sendo modificada, tendo em vista o aumento da eficiência e qualidade da prestação de serviços neste setor. E o campo da autidoria em saúde, vem contribuindo muito para o acontecimento de melhorias para a saúde da sociedade.