COMPETÊNCIA E HABILIDADE CAMINHOS PARA UM PROFISSIONAL DE SUCESSO 

Clecivane Oliveira Albuquerque[1]

Juntamente com a modernidade surgem as exigências de um profissional moderno, essa constante evolução cobra cada vez mais conhecimento e habilidade das pessoas. No mercado de trabalho, essas exigências são conhecidas como competências. Um bom desempenho profissional é preciso estar psicologicamente preparado, para isso ele deve escolher a profissão certa e ter amor pelo que faz acompanhado de motivação para fazer sempre o melhor.

Ser competente e habilidoso são fundamentais para ter êxito profissionalmente: apresentar um determinado nível de conhecimento para exercer suas atividades, responsabilidade, organização, a capacidade de trabalhar, flexibilidade, participação, criatividade, iniciativa, ter atitude, disciplina, pontual, ética profissional entre outras habilidades e competências que os bons profissionais precisam e devem desenvolver.

Mediante esses atributos não é fácil ser um excelente profissional, por isso eles são poucos. O ideal é buscar o auto-conhecimento e saber o que você precisa trabalhar em suas características, fortalecer seus pontos fortes e minimizar os fracos. É importante lembrar que o profissional que reúne as características acima vale ouro no mercado de trabalho.

Fica claro a essência para ter sucesso profissionalmente e isso vale para qualquer área de trabalho. Mas, qual é a precursora habilidade ou competência, o que vem primeiro que torna um profissional de talento?

Incialmente para chegarmos à resposta de tal pergunta é preciso defini-los. De acordo com a Wikipédia habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns como competência(...) Habilidade é o que nós aprendemos, e conseguimos identificar (ex: os alunos saberem identificar autores de textos, artigos...). Habilidade está ligada á competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos (ex: os alunos criarem seus próprios textos, artigos...). Conclui-se que a habilidade gera a competência.

            Por outro lado, se analisarmos a definição de que a competência é o saber, são os conhecimentos técnicos, escolaridade, cursos, especializações, etc. enquanto que habilidade é saber fazer, são as experiências nos conhecimentos técnicos, ter colocado em prática o saber. Então habilidade vem logo depois da competência.

            Diante do exposto, conclui-se que uma está entrelaçada com a outra, são palavras com significados tão parecidos, estão tão ligadas que torna difícil diferenciá-las, não é a toa que quando se faz a pesquisa sobre habilidade vem sempre acompanhada da competência e vice versa, por isso a difícil missão de saber qual precursora.

A finalizar as ideias deste artigo, é preciso enfatizar que para ser uma pessoa profissionalmente preparada é precisa reunir o maior número possível de virtudes, o importante é sujeito ir sempre em busca de almejá-las para que assim se torne um profissional de sucesso, e será esse o seu diferencial diante do mercado acirradamente concorrido, porque profissionais com esse conjunto de virtudes as portas se abrem.

 

 

 

 



 

[1]  Graduanda no 7º período do curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA. Sobral/CE, e-mail: [email protected].