Sabemos hoje que a abertura de uma franquia pode ser muito melhor que um negócio próprio, já que se trata de um modelo testado e que vem apresentando resultados positivos. Mas, escolher uma franquia não é o mesmo que escolher uma roupa, um calçado ou um móvel qualquer para sua casa.

Escolher a franquia que mais se adapta ao seu estilo, ao seu gosto pessoal, um negócio a que o empreendedor consiga se dedicar com empenho e paixão, é o primeiro passo, é claro, mas, a partir daí é preciso estabelecer uma comparação entre as ofertas que existem no mercado. A escolha deve se basear em resultados já obtidos por outras franqueadoras, pelo conhecimento que o público tem dessas franquias e pela aceitação por parte do consumidor.

Uma das franquias que mais sucesso consegue no mercado atual é a de alimentação e, quando pensamos em alimentação logo nos vem à mente as grandes redes, de fama mundial, como Bob’s, Habib’s, Giraffa’s, e muitas outras que conseguem, com um antigo modelo de oferta, atrair grande parcela do público.

Um investidor que queira trabalhar nesse ramo, no entanto, não precisa só conhecer os números e o retorno do investimento. Também tem necessidade de conhecer o futuro do mercado, quais são as tendências e quais podem ser as mudanças que ocorrerão nesse mercado.

Diante de tantas mudanças, há que se esperar que também atinjam o mercado que tomamos como exemplo. Até quando poderá ser sucesso o tipo de alimentação oferecida por uma grande rede, e qual será sua capacidade de adaptação ao que se torna como moda ou tendência?

Estamos vendo mudanças no setor, principalmente com grande parte da geração saúde migrando para novos nichos no mercado alimentício. A busca de alimentação saudável, orgânica e mais voltada para um completo trabalho de modelagem física e mental está levando a população a adotar novos hábitos e, neste caso, um investidor deve pensar em seu próprio futuro e no futuro do seu dinheiro.

A busca por uma franquia, então, deve acompanhar a tendência do mercado. Se é vantagem apostar numa franquia de sucesso atual, quais são aquelas que podem render mais no futuro? Uma empresa que ainda aposte na alimentação padronizada, como os lanches fast-foods, ou uma empresa que ofereça uma opção mais saudável, com alimentos que prometem mais energia, preço baixo e boa saúde?

O pensamento do investidor deve voltar-se para o futuro do mercado. As apostas no mundo franchising são altas e a análise deve ser feita com muito critério.

Artigo por Invista Franquia (www.invistafranquia.com.br)