Uma das grandes preocupações de quem vai curtir os jogos da Copa do Mundo que acontecerá em 12 capitais brasileiras são os valores das passagens aereas que, principalmente para esses destinos vem aumentando. A previsão era de que possivelmente esse aumento seguisse até os dias dos jogos.

Mas, nos últimos dias, as companhias aéreas divulgaram a aprovação de voos extras durante a Copa através da Malha Aérea especial que foi aprovada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Isso significa que as companhias poderão oferecer melhores preços e muito mais voos aos torcedores que estiverem em território brasileiro.

Entretanto, a preocupação das companhias aéreas, além de querer oferecer mais voos durante a copa para as cidades sede e cidades vizinhas, é com a capacidade dos aeroportos e o serviço que será oferecido em terra.

Muitos dos aeroportos estão sendo preparados para receber uma maior quantidade de passageiros, mas as companhias temem que essas intervenções não sejam suficientes diante da grandiosidade do evento. Até porque muitas das obras nesses aeroportos estão sofrendo atrasos nos últimos meses e alguns ficarão prontos somente dias antes da Copa do Mundo.

Em anos anteriores (durante os meses de férias, por exemplo), já foram vistos os problemas que podem surgir quando um aeroporto não tem capacidade para suportar uma determinada quantidade de aeronaves e passageiros. Acontece que durante o Mundial, o Brasil não pode fazer feio e deve mostrar um serviço de qualidade (digno de um mundial) para os turistas nacionais e internacionais.

Mais do que uma preocupação das companhias aéreas nacionais, esse é um problema que o governo brasileiro e os órgãos responsáveis devem solucionar o mais rápido possível. Mas infelizmente, os atrasos tanto nos estádios como nos aeroportos e outros serviços que serão prestados a todos os turistas já foram divulgados a nível internacional. Cabe ao Brasil, agora, unir forças e trabalhar o mais rápido possível, para fazer bonito não só dentro de campo, mas também fora.