As maiores empresas no mercado costumam possuir um departamento de P&D para ser responsável pela criação de novos produtos. Mas você sabe o que é P&D? Trata-se de uma sigla para “Pesquisa e Desenvolvimento”. Essa área costuma ser a criadora de muitas inovações que vemos em nosso cotidiano.

Apenas para ter uma ideia da importância de um departamento de P&D, veja alguns dos segmentos mais influenciados por este conceito:

  • Tecnologia da Informação: analisa e planeja novas funcionalidades para softwares e hardwares.
  • Indústria Química: criação de novos produtos, indo desde sabão em pó e detergente até combustíveis como gasolina e diesel. Também é muito forte na indústria de borracha. Por exemplo, o lençol de borracha nitrílica pode ser desenvolvido para ter maior resistência e menor espessura.
  • Indústria alimentícia: novas formas de armazenamento, durabilidade e responsável por assegurar que não traga nenhum risco à saúde.
  • Indústria farmacêutica: novos medicamentos e análise de novas necessidades.
  • Indústria automotiva: novas funcionalidades para os veículos, tanto na parte mecânica quanto em conforto para o usuário.

Como é possível perceber, a presença do P&D é muito variada, abrangendo grande cobertura e favorecendo muitos segmentos da economia.

Obviamente, criar e estabelecer uma área de P&D não é algo rápido e fácil. Demanda planejamento e investimento. Além disso, a quantidade de investimento necessário irá variar de acordo com a área de atuação da empresa. Por outro lado, existem muitas opções para se aproveitar os benefícios de pesquisa e desenvolvimento com diminuição de custos. Uma excelente alternativa é procurar por suporte externo na internet, oferecendo recompensar para quem consegue resolver a pendência.