COMO UTILIZAR FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS PARA MOTIVAR FUNCIONÁRIOS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO, USANDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

Aldeir Sousa Gomes

Diogo Moura

 

 

RESUMO

Este PAPER tem como objetivo discorrer sobre a Qualidade de Vida dos Trabalhadores, como estratégias nas organizações, além de promover maior qualidade nos serviço,  motivando os colaboradores, na redução da rotatividade, absenteísmo e no aumento de produção, desta forma as organizações investem na Qualidade de Vida do Trabalho como estratégia no crescimento profissional dos colaboradores tendo bons resultados. Apresenta como ferramenta o crescimento da organização, contribui para a obtenção de uma vantagem competitiva, identificando as ações necessárias para sua aplicação, este estudo revela como pequenas, média e grandes empresas usam a QVT como vantagem competitiva e têm crescimento e longevidade, oferecendo um ambiente com melhores condições de saúde física e mental dos colaboradores, trazendo satisfação dos clientes e maior lucratividade, garantindo um diferencial competitivo no mercado. A motivação dos colaboradores é fundamental para o crescimento da organização através de ações que preservem a saúde dos trabalhadores, satisfação e realização no labor diário, são ações frente ao acirramento do mercado competitivo e focado nas pessoas. O presente trabalho utiliza-se do método de pesquisas bibliográfica, consultas a sites na internet.

Palavras Chaves: Qualidade de Vida, Estratégia Organizacional, Crescimento Organizacional.

1 INTRODUÇÃO

 

 

Na situação atual as organizações têm procurado se adaptar ás necessidades do mercado para se tornarem competitivas, antes o concorrente estava no outro lado da rua, hoje com a tecnologia ele pode ser o teu vizinho ou estar do outro lado do mundo. Para entender como as novas organizações vêm aprimorando processo, elas estão investindo mais em pessoas, porque são elas que trazem recursos para a organização, um dos fatores que a tornam competitiva é investir em Qualidade de Vida, os quais podem se reverter em benefícios para os trabalhadores e especialmente para as organizações.

A importância da QVT dentro da organização são os colaboradores motivados assim temos uma estratégia competitiva. Nas últimas décadas a QVT tem recebido considerável atenção mesmo assim existem algumas incertezas, mais o fato é que ela afetam nos lucros da organização, muitas pesquisas já foram realizadas com a QVT, sendo a maioria voltada para o âmbito humano, a organização compreende qual estratégia necessária para atingir maior lucratividade, usando a QVT como um fator diretamente ligado ao desempenho da organização, além de ser benéfica para os colaboradores inseridos em um ambiente onde a qualidade de vida é melhor, os resultados são melhores.

A diretriz estratégica é fazer com que os funcionários se sintam em casa e que a organização invista em desenvolvimento de pessoas vendo como um investimento positivo, porque um colaborador motivado oferece a organização suas potencialidades, desempenha com competência as suas atividades e traz melhor resultados para a organização. A gestão estratégica de pessoas maximiza os resultados para as organizações, satisfazendo as necessidade dos colaboradores da melhor forma possível obtendo uma vantagem competitiva para a empresa por meio de pessoas que a constitui.

2 DEFINIÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

O termo Qualidade de Vida é difícil de ser definida pois é utilizado de várias maneiras aleatoriamente e indiscriminadamente. Por ser de uma questão subjetiva este fato refere-se ao indivíduo e por isso existem diversos pontos de vista.

“Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha empresas e pessoas como um todo.” Segundo Limongi-França (2008)

                                 

No entanto resume-se Qualidade de Vida em modo de viver bem, ou estar bem, seja na satisfação biológica, ao bem estar físico, saúde e na esfera psicológica, que diz respeito a autorealização e também na social que se refere a interação com os demais indivíduos.

É verdade, que à medida que uma necessidade é satisfeita, surgem outras é típico do ser humano estar sempre buscando melhorias. É o que chamamos de motivação, um fator fundamental para a manutenção da qualidade de vida. Como já citamos, essa é uma questão essencialmente subjetiva, pois, se considerará satisfeito de acordo com a realidade em que vive, é uma definição plena do que é qualidade de vida para se tornar competitiva no mercado.

Com respeito a Qualidade de Vida no Trabalho, o ser humano o busca desde os primórdios quando se começou a trabalhar, a maior prova disto foi quando se criou a alavanca dos tempos da Grécia antiga, que tinha como objetivo diminuir os esforços físicos de muitos trabalhadores nessa época. Porém após a revolução industrial, os únicos objetivos eram a produção e o lucro, a Qualidade de Vida no Trabalho não existia, devido as péssimas condições às quais os trabalhadores eram submetidos.

Henry Ford, considerava o ser humano como um objeto para sua máquina produtiva, conceito que durou por décadas e infelizmente algumas ainda a usam nos dias de hoje, um exemplo disso é o fato de ver a mão de obra como custo pelas organizações.

“O conceito de QVT constitui um conjunto de ações de uma empresa que envolve o diagnóstico e a implementação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, no intuito de propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho. Segundo França (1999)”

Essa visão mudou nos últimos anos, as empresas estão se tornando mais competitiva e a economia está globalizada e se antes o produto era visto como foco principal, hoje é qualidade de serviços e produtos à base de manutenção de clientes, e com isso as empresas passem a ter uma visão humanizada.

3 OBJETIVO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES.

O objetivo das organizações continua sendo os mesmo obter lucro, mas os meios para se obter estão cada vez mais voltada para o homem, que de fato o compõe, então chega-se ao fato crucial: que a Qualidade de Vida no Trabalho, resume-se as esferas já mencionadas, em satisfação proporcionada as boas condições de trabalho, físicas e psicológicas, remuneração de acordo com a função, segurança, liberdade de decisões, relacionamento interpessoais, entre outros que propiciem o bem-estar do trabalhador.

“Segundo Chiavenato (2008), o desempenho dos colaboradores no cargo, suas funções e o clima organizacional, são fatores de grande importância para a QVT. Se a qualidade no trabalho for baixa, conduzirá o colaborador à insatisfação, à baixa produtividade e à atitudes que vão contra as diretrizes de qualquer organização, como o absenteísmo, rotatividade, entre outros.”

            Estamos na era do conhecimento, no capital humano que é o mais importante dentro da organização, com o aumento das exigências qualificativas, o funcionário se tornou seletivo e exigente, e tem mais participação nas decisões, o gerenciamento desse ambiente, onde todos devem sentir-se livre e seguros, é de responsabilidade do gestor, isso não é apenas benéfico para os subalternos, a organização irar refletir no faturamento das organizações.

            Funcionários satisfeito, irar produzir mais e melhor, seus serviços saíram mais bem feitos o que fidelizará o cliente, esta postura generosa ira refletir nos lucros da organização, na busca pela qualidade de vida como uma estratégia competitiva, na harmonia desse tripé cliente – empregados - fornecedores é o diferencial que levará a empresa a aumentar os lucros, por meio da busca pela melhoria continua.

“A Qualidade de Vida no Trabalho assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem estar e satisfação no trabalho e de outro o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e a qualidade.” Segundo Chiavenato (2010, p. 487)

Como bem explicado as empresas estão buscando a Qualidade de Vida no Trabalho, como forma de aumentar a rentabilidade, além de ter um ambiente agradável de trabalho, fidelizando seus funcionários.

As empresas que desejam sobreviver no mercado e perpetuar-se, deve ter uma estratégia de investir nas pessoas, valorizar o ser humano, fornecer a possibilidade de um crescimentoe autonomia em tomar decisões, através do desenvolvimento dessas ações o nível de qualidade de vida do indivíduo representará maior satisfação interna, na produtividade, menos custos com médicos e ainda melhora a imagem externa além de obter maior lucro.

 

 

4 GESTÃO DA ESTRATÉGIA É FATOR IMPORTANTE NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHO.

A Qualidade de Vida no Trabalho está em evidência dentro das organizações, sobre este aspectos ela visa proporcionar um ambiente físico, psicológico e social, esses fatores são importante, pois através destes pode-se definir a permanência das pessoas na organização, além de sua motivação para o trabalho e para o alcance de suas metas organizacionais.

Chiavenato (2002) “define estratégia como a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar objetivos. Assim como nas estratégias de marketing, recursos humanos, finanças, produção significam o emprego de meios específicos para a realização de determinados objetivos em cada uma das áreas citadas.”

A gestão da estratégia alinhadas com a Qualidade de Vida no Trabalho, tem sido um indicador das experiências humanas no local de trabalho, com o grau de satisfação que as pessoas desempenham, implicam em profundo respeito pelas organizações, e para que as pessoas alcancem níveis elevados de resultados e metas as organizações precisam de pessoas motivadas, que estejam executando as atividades adequadamente e a competitividade organizacional passam pela Qualidade de Vida no Trabalho, para atender o cliente externo, a organização precisa olhar os internamente para satisfazer os seus funcionários responsáveis pelo processo produtivo.

            Para se ter uma boa estrategia devem estar envolvidos os aspectos intrinsecos e extrinsecos do cargo, uma vez que afeta as atitudes pessoais e comportamentais relevantes para a produtividade tais como: adaptação a mudança no serviço, criatividade, inovar ou aceitar mudanças. Estrategicamente as organizações precisam considerar como relevante para o desenvolvimento dos seus objetivos, a idéia de cultura saúdavel como familiar no dia a dia da organização e que seus empregados se sintam motivados por saber que a organização se procupa com eles, oferecendo além de seus beneficios já garantidos por lei, outros instimulos financeiros a resposta ás motivações internas visando o seu bem.

Com a constante instabilidade dos ambientes competitivos as organizações estão renovando os processos de formulação de suas estrategias competitivas, atraves da idetificação clara de seus negocios, com maior envolvimento das aréas funcionais

“O mundo do trabalho vem passando por profundas transformações. Neste contexto, temas como globalização, flexibilização, competitividade e novas formas de organização do trabalho, tem lugar garantido nas análises acerca das organizações, bem como os fatores que propiciam às empresas fontes de vantagem competitiva” (Crawford, 1994).

5 A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA  COMO  RECURSO NA ORGANIZAÇÃO.

As pessoas passam a maior parte de suas vidas trabalhando dentro das empresas, e por sua vez as organizações dependem delas para funcionar e alcançar sucesso. De um lado o serviço absorve muito tempo da vida e do esforço do trabalhador que depende dele para sobreviver e de outro as organizações se utiliza dos seus esforços para operar, produzir seus bens e serviços, competindo e atingindo seus objetivos e estratégicos

            Embora alguns pensadores discordam que não concebem o trabalhador como um “recurso” na organização, dentro deste contexto, o homem está presente nas empresas como mais um dos recursos que ela utiliza para garantir sua existência no mercado. Wernerfelt (1984) define recurso com qualquer coisa que pode ser vista como uma força ou fraqueza para uma determinada organização.

“O desempenho dos colaboradores no cargo, suas funções e o clima organizacional, são fatores de grande importância para a QVT. Se a qualidade no trabalho for baixa, conduzirá o colaborador à insatisfação, à baixa produtividade e à atitudes que vão contra as diretrizes de qualquer organização, como o absenteísmo, rotatividade, entre outros.”  (Chiavenato (2008)

As forças e fraquezas são os ativos específicos que podem ser tangíveis e intangíveis, na qual uma organização deve ser vista em termos de uma ou mais capacidade estratégica, sendo que ela é um fluxo de valor critico à competição, de modo que as empresas concorrentes tenham dificuldade de imitar, como uma visão baseada no produto ou na visão da vantagem competitiva,

Recursos com estas características permitem a empresa alcançar uma vantagem competitiva sustentável por mais tempo.  De acordo com Grant (1991), um dos recursos intangíveis é o conhecimento que os trabalhadores adquirem conhecimento que geram vantagem competitiva e não podem ser comprados como os recursos tangíveis ou físicos.”

O objetivo de toda a organização consiste em obter recursos que sejam superiores aos concorrentes e conhecer as competências desenvolvidas pelos colaboradores na organização faz com que o capital humano presente nas organizações gere uma vantagem competitiva da empresa.

Assim sendo, somos capazes de perceber que o Homem desenvolve dentro da organização como um recurso determinante para o sucesso das estratégias organizacionais. Contudo sem um ambiente onde não existe a Qualidade de Vida no Trabalho, que promova

um desenvolvimento das capacidade intelectual nas organizações, dificilmente as organizações iram perpetuar-se e reter as fontes de vantagens competitivas em longo prazo.

5.1IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.

Atualmente a tecnologia evolui e com ela surgem novas tendências e o perfil do trabalhador em seu local de trabalho também mudam, devido ao acesso fácil às informações, que influenciam algumas mudanças e procedimentos adotados pelas organizações, impactando diretamente na gestão estratégica da empresa.

As estratégias de Qualidade de Vida tem que estar voltadas para os colaboradores, para garantir que a organização obtenha um alto nível de eficácia, produtividade e satisfação, a implantação da Qualidade de Vida, tem que ser aplicada em todas as organizações pequenas, médias e grandes, pois atualmente é vista como vantagem competitiva e um diferencial de mercado.

O objetivo principal é melhorar as condições de trabalhos, para os colaboradores executarem suas tarefas com satisfação e de maneira correta, cumprindo com as metas da organização, geram maior oportunidade de crescimento e reconhecimento profissional.

A produtividade individual aumenta com melhores condições de trabalho, reduzindo aspectos negativos, como stress, absenteísmo, acidentes de trabalho, fadigas, entre outras que afetam a vida do trabalhador, gerando benefícios para a empresa e seus colaboradores.

A estratégia da organização é identificar as necessidades de cada indivíduo, fica fácil a implantação de um modelo que deve contar com a participação dos colaboradores, verificar a sua viabilidade e mensurar os benefícios para a organização como um todo, as organizações que não implantarem um modelo de QVT em seu sistema de gestão estarão dando um passo para fora do mercado, pois colaboradores contribuem menos, produzem menos e consequentemente as vendas caem se estiverem insatisfeitos.

6INVESTIR EM ESTRATÉGIA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO É CUSTO OU INVESTIMENTO.

As organizações formam uma imagem positiva para com os funcionário e clientes e para elas é uma vantagem competitiva, pois o mercado está voltado para quem produz mais, que tenha um menor preço e não prejudiquem a saúde e a qualidade de vida dos funcionários.

Muitas empresas enxergam a QVT como custos ou investimentos. A implantação do programa representará um custo se analisar somente os gastos para implantação, pois a empresa necessitará de um capital para o desenvolvimento e ampliação, adequando os ambientes e treinando os funcionário e muitas vezes contratando novos.

A implantação da QVT é um investimento quando há mais satisfação do funcionário, maior qualidade e produtividade, já que os colaboradores são os maiores valores dentro das organizações, ela é benéfica tanto para os colabores quanto para as organizações. A estratégia principal para as organizações que investe em QVT, é a redução dos afastamentos dos funcionários, que acabam por muitas vezes sofrendo por problemas no ambiente de trabalho para tratamento médico.

“Quanto maior a satisfação dos funcionários, mais alta é a qualidade de vida no trabalho. Os funcionários podem estar mais ou menos satisfeitos, não apenas com os fatores motivacionais e higiênicos, mas também com outros fatores, como a sua própria educação formal, vida familiar e oportunidades para desfrutar de atividades culturais e sociais. Estes dois últimos estão claramente fora do ambiente de trabalho. No entanto, é inegável seu papel na saúde psicológica e na produtividade dos funcionários de todos os níveis”(MAXIMIANO, 2001, p.272).

Também com a falta de motivação e condições psicológicas do colaborador faz com que ocorram maiores erros, trabalhos mecanizados, limitados e redobrados, o que causa maiores índices de acidentes, aumento no absenteísmo e clientes insatisfeitos.

Com a estratégica de implantar o programa QVT a organização tem como recompensa, o reconhecimento no mercado competitivo, maiores produções, já que o funcionário motivado produz mais e melhor com qualidade e eficiência e com isso diminui os produtos com defeitos trazendo maiores retornos financeiros, baixo absenteísmo, já que os funcionários satisfeitos com o ambiente de trabalho terão motivação para alcançar as metas e os objetivos da organização.

Drucker(1989) enfatiza que inovar é um dos grandes e importantes objetivos de qualquer organização.Temos a inovação como mantedora da empresa viva, competitiva e que, em alguns casos, lhe permite dar saltos, ganhando a liderança, estabelecendo novos rumos para toda a concorrência clientela e fornecedores de maneira geral.

Com essa estratégia a organização também contará com maiores empregados contribuindo com inovações e ideias que muitas vezes eram reprimidas pela organização, essa estratégia é considerada de extrema importância, pois, estará ligada com a competitividade, já que o mercado exige muito, uma vez que os clientes estão adquirindo mais conhecimentos e buscam a qualidade e menor preço e para que as empresas permaneçam não basta somente se preocupar com técnicas é necessário investir em pessoas que estão por trás desse processo produtivo.

CONCLUSÃO

 

A Qualidade de Vida no Trabalho pode ser utilizada como estratégia para o crescimento organizacional, uma vez que ela contribui diretamente com a motivação dos colaboradores, lhe proporcionando bem estar e satisfação no trabalho, assim os funcionários se sintam valorizados a organização passa uma boa imagem de que se preocupa com a saúde física e mental.

A Qualidade de Vida não pode ser vista como custo, deve ser considerada investimento, pois funcionários motivados conseguem produzir mais e com qualidade melhor. Com a tecnologia os acessos a informação são maiores e hoje os colaboradores buscam organizações que além de oferecer melhores salários, buscam também benefícios sócias mais atraentes.

Desse modo as organizações estão disputando cada vez mais o mercado, criando novas diretrizes e parâmetros de QVT, buscam orientações com profissionais especializados para propor aos colaboradores melhores condições no trabalho, de tal forma a atender as expectativas de seus colaboradores.

Não é mais tendência nas grandes corporações nacionais e internacionais de que a estratégia de pessoas, tenha uma atuação significativa na definição dos negócios, resultando em ações que asseguram um diferencial posicionamento da organização diante da competitividade. Apesar de muitas ainda viverem a sombra de processos burocráticos, as diretrizes estratégicas de hoje apresentam uma postura atuante dentro das estratégias organizacionais, buscando assim um diferencial das demais organizações, uma vez que seu bem maior está nas pessoas.

Atualmente, as informações, os recursos, os processos quase tudo é facilmente copiados, mas somente as organizações que possuírem uma estratégia de qualidade de Vida, possuem uma ferramenta efetiva e consistente para competir no mercado globalizado.

Diante disso, nota-se os grandes desafios enfrentados pelas organizações todos os dias, é preciso ter diretrizes que nos ajudam com as estratégicas organizacionais, sendo ela uma atividade que tem ganhado muito espaço, sendo aliado ao negócio com as suas ações estratégicas para alcançar uma vantagem competitiva.

Ganham o mercado a organização que conseguir deixar seus colaboradores motivados, com um ambiente de trabalho agradável com boas condições físicas e mental.

 

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8ºed.São Paulo: Atlas, 2008.

Crawford, Richard. Na Era do Capital Humano. São Paulo: Atlas, 1994

MAXIMILIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2007.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008.