COMO UTILIZAR AS TECNOLOGIAS A FAVOR DA EDUCAÇÃO

 

ARFILINA PEREIRA DE MACEDO DUARTE¹

RESUMO: A tecnologia esta literalmente impregnada a sociedade, com a globalização se tornou frequente a busca de conhecimentos tecnológicos, que se modernizam a cada dia, com isso é fato que os docentes  devem acompanhar esses avanços afim de tornar a mente mais diversificada, abrangente, disciplinada, moderna, lúdica e criativa e para isso existe um mecanismo tecnológico que atua como coadjuvante neste processo que intercala aprendizado do educador e rapidez nas correções ortográficas, que é a utilização de software.

Palavras- Chaves: Educação, tecnologia, software Word.

ABSTRACT : Keys: Education, technology, software Word.

ABSTRACT: This technology literally impregnated society, with globalization became frequent search for technological expertise, which will modernize every day, it is a fact that teachers must accompany these advances in order to make the mind more diverse, comprehensive, disciplined, modern, creative and playful and that there is a mechanism that acts as a supporting technology in this process that merges educator's learning and quickness in spelling corrections, which is the use of software.

1-aluna- Graduada em Recursos Humanos e Gestão Pública – Pela Faculdade Aphonsiano (2009)-

Acadêmica do curso de Licenciatura em Informática(2013)-[email protected]

2- Possui graduação em Ciências Econômicas pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (2002). Professora Especialista (MBA em Gestão Estratégica - 2008). Experiência na área Bancária e Financeira dos Bancos ABN Amro Real e Citibank e Competências Profissionais. Atualmente também coordena trabalhos de Ações Sociais. Professora Orientadora de TCC e as disciplinas:Logística, Marketing, Gestão de Pessoas e Produção. [email protected]

  

  1. INTRODUÇÃO

No mundo contemporâneo a tecnologia está impregnada na sociedade, não tem

 mais como fugir dessa realidade que a cada dia vem crescendo de maneira assustadora. Todos os dias surgem novos aparelhos com novos avanços tecnológicos, deixando o ser humano cada dia mais desesperados em busca de um novo aprendizado. E foi pensando nesse avanço, percebendo a dificuldade de trabalhar com os recursos tecnológicos existente na escola, que percebi a grande necessidade de uma formação aos professores e alunos da escola campo.                  Enquanto aluna do curso de Informática venho apresentar uma proposta de desenvolver um trabalho de formação na área tecnológica para o uso software Word na colaboração e atuação da correção de texto, formatação e etc. Uma das grandes dificuldades de hoje dentro das salas de aulas é que existem professores que não se sentem aptos para utilizarem os recursos tecnológicos nas aulas, enquanto outros utilizam em qualquer atividade sem nenhum planejamento. Cabe os alunos de Licenciatura de informática auxiliarem os educadores, dentro daquilo que for permitido.

            É importante que os alunos e professores, tenham um bom relacionamento e interesse em aprender, para que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido em parceria para que todos tenham oportunidades de conhecer e desenvolver habilidades na área tecnológica.

            Para que esse trabalho tenha êxito é preciso que professores e alunos, tenham tempo, disposição e espaço físico com recursos adequados, pessoas altamente preparadas que venham sanar as dúvidas e as dificuldades esclarecer claramente as possíveis maneiras de se trabalhar com software educacionais onde todos possam aprender e entender o verdadeiro gosto de usar a tecnologia dentro da sala de aula.

            É preciso verificar  quais os  conhecimentos prévios da docência, para que haja compreensão sobre como se desenvolvem as relações entre os sujeitos quais as características e as intenções desse ato e os instrumentos culturais disponíveis.

  1. 2.    OBJETIVOS

2.1.        Geral

            Realizar pesquisa em softwares educacionais e utilizar a tecnologia existente de forma a propiciar o desenvolvimento intelectual dos educando.

           2.2.  Objetivos Específicos:

Utilizar recursos tecnológicos como:

- Computador, software e internet,

- realizar pesquisas em sites diversos,

- realizar produções de textos

- Criar documentos no Word.

  1. 3.            FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

 

            Para o desenvolvimento da capacidade humana de aprender, deve desenvolver proposta pedagógica em que  os professores utilizarão softwares que as produções  sejam organizadas e encaminhadas de formas pedagógicas, colaborativas e dinamizadas e os mesmos estejam diretamente envolvidos no processo, com professores, mediadores e facilitadores da aprendizagem.

            O Uso da informática deve desenvolver situações para a resoluções de problemas, que enriqueça e favoreça o processo de ensino a aprendizagem. A escola deve acompanhar as evoluções, deixar de lado os métodos tradicionais usar o computador como auxiliar do professor e integrar o mesmo no processo.

            A educação com a utilização de softwares, deve ser usadas nas diversas áreas do conhecimento, e que os mesmos forneça um conjunto de softwares que auxiliem os professores e dê uma assistência para melhor ministrar  seus conteúdos.

            Através da globalização na década de 90, o mundo virtual inseriu a educação através da tecnologia, o que para muitos foi uma verdadeira revolução pedagógica e epistemológica. Paulo Freire em diversas situações indagou a necessidade de se analisar a política definida para a tecnologia, para o que é que orienta a sua prática, já que a tecnologia está sendo usada no mundo em diferentes campos de atuação entre estas a prática da qualidade total da educação.

FREIRE, 1968ª p. 98. Entendia que a tecnologia como uma das grandes expressões da criatividade humana e como “a expressão natural do processo criador em que os seres se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo.”A tecnologia faz “parte do natural desenvolvimento dos seres humanos.”

            O uso dessas tecnologias reflete uma nova forma de aprendizagem por meio da interação multimídia e da comunicação entre pessoas. Especificamente, com esta segunda, a partir do advento da Internet, expande-se o processo educativo para além dos muros das escolas e das universidades com a modalidade de ensino a distância. As tecnologias podem ser utilizadas também como espaço de luta.

            Aquino (2009 s/n) entendia que uma sociedade como a nossa, que se autodenomina como sociedade da informação, constata nesta ideologia uma forte aproximação entre os ideais freire anos, destacando: “A importância de entender o aluno como agente do processo pedagógico, de entender o diálogo como elemento fundante da relação pedagógica, de entender a valorização do saber do educando, são elementos que estreitam os laços ideológicos entre Paulo Freire a EaD.”

(FREIRE, 1969, p.57) ele acredita que a tecnologia não surge da superposição do novo sobre o velho, mas o novo nasce do velho, desse modo, o novo traz em si elemento do velho; parte-se de uma estrutura inferior para se alcançar uma superior e assim por diante. 

         

            Na internet o professor busca conhecimento em  todas as áreas além  de interagir com pessoas de vários lugares e regiões, pode usar vários recursos como Microsoft Word onde você pode digitar os textos, fazer correções inserir imagens, formatar criar documentos criativos e envolventes e pode ainda  trabalhar com vários recursos, como vídeos e imagens, salvar e transformar documentos em PDFs,(formato portátil de um documento) assim como inserir gráficos, fotos , diagramas e etc.

            Para isso o professor precisa se preparar para trabalhar satisfatoriamente com os recursos tecnológicos e assim realizar bem sua função, com conhecimento e planejamento tornando a  aula prazerosa e lúdica.

              Uma nova metodologia de ensino culmina na busca de uma formação e melhor  desempenho  na  hora  de  planejar  e  preparar  uma  boa aula, logo  se deseja que esta pesquisa colabore com os docentes na correção dos trabalhos realizados pelos alunos na escola.

            Na prática  vivenciada observei que  os  trabalhos  dos  alunos,  não  são  elaborados  adequadamente no que diz respeito a formatação e utilização dos recursos operacionais do software Word , então com a perspectiva de proporcionar um trabalho voltado para a  prática do conhecimento tecnológico foi que  desper- tou o interesse em desenvolver este  estudo  o qual visa a utilização das tecnologias a favor da educação, e utilização  do Microsoft Word na correção ortográfica de textos em sala de aula.

            Com intuito de melhorar a qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos e auxiliar os professores para a correção dos mesmos na escola.

            Paulo Freire (1977, p 127 refere-se a necessidade de se compreender a  controlar e dominar a tecnologia parafraseando Harry Braverman em Labor and Monópoly Capital – The degradation of work in the Twenthieth century, defendia,  que para usar os aparatos tecnológicos, era preciso compreender a sua razão de ser.Os trabalhadores não podem ser alienados quanto ao uso como se fossem máquinas 4 maiores informações no livro “Sobre Educação (Diálogos vol.2”, p 88, 89. 3.Entender o processo é de fundamental importância para Freire, porque conduzirar os homens‘à humanização a deslocar-se de uma concepção de meio como suporte, para a idéia de mundo. Passiveis de transformação, evitando assim, a “maquinização” ou animalização instintiva dos seres humanos.

            Freire teme e acredita que, em diversas circunstâncias, as inovações tecnológicas tem sido impostas de cima para baixo ou de fora para dentro, caracterizando uma verdadeira invasão cultural(FREIRE, 1976, p. 24. Para ele, a tecnologia além de ser compreendida, dominada, deve ser contextualizada – contextualizar a tecnologia em si própria, sua gênese e utilização, desvelando os interesses e a ideologia implícita, os benefícios e as limitações do uso – em seguida identificá-lo como contexto local discutindo suas implicações na vida dos usuários ativos e a melhor forma de incorporá-la para o bem daquele grupo naquele contexto.

            Muitas escolas públicas e privadas no Brasil usam a tecnologia na escola,

mas nem todos tem acesso a internet e outras tem computadores em sala de aula, mas uma minoria, muitos alunos tem computadores em casa e aprenderam sozinhos, trazendo seus conhecimentos para dentro da sala de aula, colaborando com a aprendizagem dos colegas e professores. A importância da tecnologia, é porque ela faz um intercâmbio entre quem aprende e quem ensina, pois o processo não é só do professor, mas de todos envolvidos com a educação.

  1. 1.    METODOLOGIA

 

Os dados coletados foram adquiridos através de uma pesquisa de campo qualitativa onde foi aplicado  um questionário que abrangiam perguntas como:

1º Você tem computador em casa? 2º Você usa o computador para realizar suas pesquisas ou só para laser? 3º Quais são os sites mais pesquisados por você? 4º Quais são os trabalhos realizados por você? 5º Você digita seus trabalhos Sabe formatar? 6º Quais são as dificuldades encontradas por você?7º Qual o editor de texto que você mais usa? 8º Você sabe usar o editor de texto da Microsoft Office Word? 9º Você conhece outro editor de texto, qual? 10º Quais outros recursos que você utiliza para realizar suas atividades? Onde você realiza suas atividades em casa, na escola ou em Lan Hause? 37 alunos  e professores do 1 º ano do Ensino Médio “A e B”, após essa coleta foi realizado um levantamento da bibliografia existente, afim de fundamentar o estudo. 

  1. 1.    RESULTADOS DISCUSSÃO

            Na  pesquisa  realizada na sala de aula com 30 alunos se pesquisou a forma em que estes  desenvolvem seus trabalhos estudantis, chegando a um porcentual que cerca de  30% desses alunos fazem pesquisas, outros 20% fazem vídeos e mesmos tendo dificuldade em manusear o computador realizam pesquisas em grupos, os outros tem dificuldade de produzirem vídeos fazem pesquisas e redigem textos. Mas 100%   encontram  dificuldade na formatação de textos.

            Analisando os dados concluímos que se pode colaborar com aprendizagem dos alunos, pois ao tornar conhecida pelos educadores estes perceberão a necessidade de se investir no conhecimento informatizado proporcionando assim a capacidade dos alunos em desenvolver de forma eficiente seus textos, digitações e formatações de seus documentos.

           Outra dificuldade percebida que contribui para a minimizada capacidade de alguns alunos, desenvolverem seus trabalhos foi a falta de computador no lar desses jovens, o que faz com que suas pesquisas sejam realizadas em locais desconfortáveis, barulhentos, desestimulantes como as Lan Hause 

            A eficácia deste trabalho depende muito do professor pois  uma mediação do professor e aluno e vice-versa vai fazer a diferença.E em relação aos alunos eles dependem muitos das novas propostas de ensino e da qualidade dos mesmos.

 

  1. 2.    CONCLUSÃO

            Diante disso a idéia é fortalecer o aprendizado na área tecnológica, esforçar e fazer planejamentos envolvidos com a nova modalidade, aprender, pensar e compreender a amplitude de características da virtualidade, capacitação e monitoramento dos professores dinamizadores objetivando a melhoria da prática docente.

  1. 1.    REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

As mídias na educação Texto do meu livro Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166.

COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO

http://www.revistas.usp.br/comueduc/2012acessado em 17 de agosto de 2013.

CINCO DICAS PARA ESCOLHER O TEMA DO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – disponível em: http://www.tccecia.com.br/2011/08/cinco-dicas-para-escolher-o-tema-de-seu.html. acessado em 17-18-05-13.

COX, J. Microsoft OfficeWord 2007 passo a passo. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166.

Jesús MARTÍN BARBERO. Heredando el Futuro.Pensar la Educación desde la Comunicación, in Nómadas, Boggotá, septiembre de 1996, n. 5, p. 10-22.

SEMINÁRIO PAULO  FREIRE – disponível em  :http://anapaula.pbworks.com/w/page/11605792/SEMIN%C3%81RIO%20PAULO%q20FREIRE acessado dia 20-05-13

METODOLOGIA DE PESQUISA – disponível em

http://metodologiadapesquisa.blogspot.com.br/search/label/objetivos%20espec%C3%ADficos acessado dia 17-18-05-13

O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE SOBRE A TECNOLOGIA: TRAÇANDO NOVAS PERSPECTIVAS. http://www.slideshare.net/mauriciomendespinto/paulo-freire-tecnologia.2010 acessado dia 29-10-13.

PAULO FREIRE E A EaD: UMA RELAÇÃO PRÓXIMA E POSSÍVEL http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/3042010090204.pdf - acessado em 19-09-2013

Tecnologia na Educação .fonte:revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/ acessado em 30-10-2013.