Sabe-se que as aulas particulares podem se tornar enfadonhas, até mesmo desagradáveis aos alunos, sendo suportáveis tão somente pela necessidade de se aprender. A regra é que os professores particulares encontram dificuldade em encantar seus alunos, pois a função de professor particular é frequentemente é a de simples “tirador de dúvidas”, e por isso confia-se simplesmente no seu próprio conhecimento como fator essencial ao trabalho. Porém, há diversas formas de mostrar seu diferencial enquanto professor particular e atrair novos alunos, além de conhecer mais. Uma delas, que trataremos neste artigo, é o uso de tecnologias. Este artigo pretende apresentar formas inovadoras de se trabalhar numa aula particular.

Com o desenvolvimento da internet e das mídias digitais, bem como a inclusão digital, o acesso à informação foi ampliado e, com isso, a educação também foi beneficiada. Enciclopédias digitais, vídeo aulas e ferramentas digitais de educação foram lançadas e estão pelo mundo criando novas tendências no modo de se aprender e ensinar. O professor que não faz uso desses recursos corre o risco de ficar preso no passado e não conseguir acompanhar esse novo paradigma, e as aulas particulares não são exceção. Como, então, integrar tecnologia a aulas particulares? Abaixo delineamos algumas saídas:

1)     Usar plataformas online de recursos para aulas e estudos em grupo. Recomendo, para estes fins:

Exam Time (https://www.examtime.com/) , que tem recursos de mapas mentais, quizzes, flashcards e anotações;

Tutora (http://tutora.me/) , uma rede social de alunos e professores, na qual é possível seguir um professor, fazer upload de apostilas e outros materiais em PDF, criar quizzes e questionários com nota e exportá-los para impressão, criar e gerenciar turmas, entre outros recursos.

Edmodo (https://www.edmodo.com/). Site com diversos recursos para gerir salas, gerar quizzes, manter grupos de estudos, distribuir tarefas, entre diversas. Possui 32 milhões de cadastrados e é um dos maiores sites do tipo a nível internacional.

                                     

2)     Usar simulados online e outras ferramentas para testar conhecimentos. Algumas das opções são:

EstudaVest (http://www.estudavest.com.br/) – site com questões, provas e simulados de ENEM e vestibulares, para seu aluno testar seus conhecimentos a qualquer hora em qualquer lugar. Monitore a pontuação dele, veja seus pontos fracos e estabeleça metas! Descubra onde seu aluno vai mal e trabalhe isso melhor com ele.

Qranio (https://www.qranio.com) - Social game multiplataforma para testar conhecimentos em diversas áreas.

Perguntados (disponível na Play Store e Appstore) – Jogo de perguntas e respostas para celular.

 

3)      Além de integrar tecnologia na aula para torna-la mais rica, é ainda possível usar tecnologia para atrair alunos, usando plataformas para aulas, como:

Tutora (http://www.tutora.me) Site com geolocalização em tempo real do professor mais próximo do aluno, com agenda virtual e ferramenta de mensagens. Possui ainda questionários, quizzes e futuramente contará com gamificação.

Profes (https://br.portalprofes.com/) Portal que conecta professores particulares e alunos, contando com diversas ferramentas. Permite pagamento digital.

Easyaula (http://www.easyaula.com.br/) Serviço on-line onde qualquer pessoa pode se candidatar a ser um professor, sobre qualquer assunto. Depois de selecionado pelo portal, candidatos podem dar palestras, workshops e cursos virtuais.

 

4)     Ilustre o que você ensina! Conheça os vídeos, esquemas mentais, imagens ilustrativa e outros recursos visuais que possam facilitar o aprendizado. Nunca abra mão do bom e velho Power Point, não apenas para apresentações de slides, como também para preparar apostilas. Pegue aquele mesmo material que você usou naquela velha apostila no Word, transporte para o Power Point e aplique um tema. Apesar de o conteúdo ser o mesmo, o simples tratamento visual já será um atrativo a mais e lhe garantirá maior credibilidade diante do aluno!

                                                                                                         

5)     Invista em recursos tecnológicos para sua aula. Se tiver condições, não deixe de ter um notebook, um projetor multimídia e uma lousa digital! Isso deixará sua aula bem mais interessante!


6)     Estimule a interação colaborativa dos seus alunos. Crie um grupo no Facebook ou nos sites supracitados que permitam criação de grupos de estudos, mantenha uma pasta com arquivos no Dropbox ou no Google Drive.


7)     Incentive o uso da internet como ferramenta de pesquisa e indique sites e/ou aplicativos. Há diversas enciclopédias virtuais e outras fontes de informação de fácil acesso ao aluno, como ebooks.

Não deixe de indicar enciclopédias como a Wikipedia (https://www.wikipedia.org/), a Infopedia (http://www.infopedia.pt/), a Enciclopédia Digital Master (http://www.enciclopedia.com.br/), a Nova Enciclopédia Ilustrada Folha (http://www1.uol.com.br/bibliot/enciclop/), a Encyclopedia Britannica (http://www.britannica.com/ - em inglês), a Encyclopedia.com (http://www.encyclopedia.com/ - em inglês) e a Reference (http://www.reference.com/ - em inglês).

Recomende bases de ebooks como o Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp), o Project Gutenberg (http://www.gutenberg.org/ - em inglês), os Ebooks gratuitos da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/ebooks/busca/busca.asp), entre outros.


8)     Mantenha-se atualizado sobre tecnologias em sala de aula. Visite sites especializados no assunto, como o Porvir (http://porvir.org/).

 

Como podemos facilmente observar, a essas alturas já não é possível limitar-se a uma aula com quadro, giz e voz. São tantos os recursos à disposição, que em uma aula, mesmo particular, já estão se tornando indispensáveis!