Neste DSS, vamos considerar um equipamento muito precioso que a maioria dos condutores porta em seu veículo, mas? Não sabem usar usar um extintor de incêndio! !  Ele mesmo fica ali, debaixo do banco, servindo de enfeite! No entanto, vamos ser preventivos e ver algumas dicas antes que você não precise passar “aquele Deus nos acuda” e colocar seu maior valor em risco: SUA VIDA! Antes de abordar como usá-lo, você precisa saber de algumas informações sobre esse precioso equipamento:

         Lamentável reconhecer, mas segundo uma pesquisa popular realizada em São Paulo, que é o maior Estado do Brasil, há em média 75% de incêndios em carros. Interessante que dados estatísticos apontaram que embora tenham a posse do mesmo, cerca de 90% dos entrevistados admitiram que não sabiam usar com segurança. Os 10% dos entrevistados que afirmaram que sabiam usar, na realidade, abrindo o jogo, tinham dúvidas e quando passaram por apertos, tiveram que chamar terceiros para socorrê-los.

         Fique antenado> Há no mercado 2(dois) modelos vigentes de extintores de incêndio. Segundo as normas operacionais da IMMETRO, o primeiro consiste numa validade de 1(um)ano e normalmente é utilizado nos veículos automotores fabricados retroativamente a 2004. O segundo já é destinado aos veículos com data posterior a 2004, com uma vantagem diferenciada, a validade por 5(cinco) anos. Já que estamos falando de um equipamento estratégico e que pode salvar sua vida, seu extintor está vencido? Você tem o hábito de fazer essa inspeção?

         Sabia que> Existem várias categorias atribuídas aos extintores de incêndio? E que são divididas em classes?

        Saiba que os extintores de porte obrigatório no veículo são da categoria ABC, de uso misto, divididos nas classes:

Classe A – Específico que combate incêndios nos estofados, painéis e nos pneus;

Classe B - Destinada a combater incêndios do próprio combustível do carro (etanol, gasolina ou diesel);

Classe C: Direcionado ao combate/incêndios aos equipamentos elétricos.

.          Cuidado: Você sabia que o condutor que não portar o extintor ou for pego com o equipamento inoperante para uso, amiúde fora de validade, está incorrendo num delito de alta gravidade e sujeito à penalidade pecuniária de R$ 127, 69 e com a perda de Cinco pontos na CNH? Contudo, durante a inspeção, se houver mais irregularidades em seu veículo, seus documentos poderão ser recolhidos. E Posteriormente tudo poderá ser normalizado após uma vistoria rigorosa no DETRAN local. Visando não dar moleza aos infratores relaxados, o DETRAN disponibiliza somente 48 horas para o condutor atualizar essas pendências! Então fique atento!                       

-       Ao presenciar um incêndio em seu carro, mantenha a calma. Estacione o carro onde for seguro e não deixe ninguém no veículo;

 -       Isole /sinalize o local com o triângulo de segurança para evitar maiores transtornos; não correndo risco de ser atropelado, concorda?

 Agora é localizar o extintor (figura 1), e via de regra, fica embaixo do banco do passageiro da frente;

 -       Não esqueça que o extintor possui um lacre e você tem de removê-lo para usá-lo, ok?

             Atenção total : Centralize bem no foco do incêndio e dispare...dispare..dispare...Nesse momento não  fique muito perto do fogo, mantenha  uma distância preventiva

           DICA: USE O EXTINTOR EM FORMAS DE – LEQUE!

           Importante: Acaso o incêndio tomar proporções fora do seu controle, saia rápido do local e ligue para o Corpo de bombeiros (193), porque seu limite chegou ao fim – Lembrete: Tente conseguir outro extintor no local para amenizar o impacto.

Autor e colunista> Marcos Paixão Lemos – Cipista titular VALE S/A

-