O canguru é um acessório muito eficiente para transportar bebês. Permite aos pais carregar os filhos sem utilizar os braços, equilibrando o peso da criança com seu próprio peso e, de quebra, deixando o bebê juntinho dos pais. No entanto, poucos pais sabem como carregar os bebês corretamente com esse utensílio. Não são poucas as reclamações de pediatras com relação ao carregamento incorreto de crianças, o que pode ocasionar dores nas costas e no pescoço da criança. Em longo prazo, o uso errado do canguru pode prejudicar até o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos.

Neste artigo, vamos dar dicas de utilização do canguru da forma correta, sem prejuízo para os pais ou para o bebê, que devem ser consideradas logo na hora de escolher o modelo de canguru ideal. A primeira dica é verificar se a parte do afivelamento do canguru está bem presa. Isso evita que o bebê caia ou fique muito solto no aparelho ou, caso esteja muito apertada, que não sufoque ou aperte demais o bebê.

Levando bebê com bolsa canguru: aprenda o modo correto!

Depois, é preciso verificar a regulagem de altura do canguru. É aconselhável que o bebê fique em um nível intermediário entre seu pescoço e seu quadril. Caso escolha levar o bebê nas costas, procure posicioná-lo entre o nível do ombro e o quadril, de forma que ele fique bem encaixado. O rosto da criança, caso ela vá nas costas, deve ficar fixo e não pender para trás.

Um fator muito importante é o posicionamento das pernas da criança. Deixá-las retas ou flutuando no ar, o modo mais comum de carregar crianças, pode parecer mais confortável para o bebê, mas, na verdade, é um modo incorreto de carregá-lo. O melhor jeito de levar seu bebê é mantê-lo na posição “rã”, com as duas pernas em um ângulo de 45º. Dessa forma, o peso da criança é jogado não em cima da região pélvica, mas na região dos glúteos, prevenindo problemas posteriores nos quadris e costas.

Procure usar sua bolsa canguru da melhor forma, para prevenir problemas de saúde para o seu filho. Se bem usado, o equipamento pode ser de grande ajuda para mães e pais na hora de carregar os bebês.