O uso das lentes de contato é cada vez mais frequente, seja por questões de estética ou por questões de necessidade de corrigir problemas da retina.

As lentes de contato estão na moda, mas ainda assim muitas pessoas continuam com mede de começar usando lentes de contato porque não sabem e pensam que não são capazes de as colocar e retirar todos os dias.

Na verdade colocar e retirar as lentes de contato é um processo muito simples e rápido e tal como qualquer outro processo que faz parte de nossa rotina diária, como escovar os dentes, passa a ser uma coisa que se faz de forma automática, sem sequer se ter de pensar no assunto.

Vamos explicar os passos essenciais a seguir para colocar e retirar as lentes de contato do olho de forma simples e rápida.

Colocar Lentes de Contato

  1. Antes de iniciar a colocação das lentes de contanto é importante se assegurar que tem todo o material necessário, nomeadamente:
  • Lentes de contato
  • Líquido de conservação e desinfeção de lentes de contato
  • Sabão desinfetante para as mãos sem perfume
  • Toalha ou papel para secar as mãos
  • Espelho
  • Iluminação adequada

Depois de assegurar isto você pode se preparar para colocar as lentes de contato

  1. Lave bem as mãos com o sabão sem perfume e as seque
  2. Retire as lentes de contato do estojo e as coloque na palma de sua mão, passa um pouco de líquido de conservação e desinfeção de lentes na lente de contato e se assegure de que a lente não tem resíduos de gordura ou poeiras
  3. Coloque a lente de contato na ponta de seu dedo indicador da mão direita (se você for esquerdino é na mão esquerda) e com a mesma mão puxe a pálpebra inferior do olho.
  4. Com a outra mão levante a pálpebra superior do olho e coloque a lente de contato no centro de seu olho
  5. Feche o olho por alguns segundos e já está. Repita o processo para colocar a lente de contato no outro olho.

Retirar Lentes de Contato

  1. Mais uma vez o primeiro passo é se assegurar de que tem todo o material necessário para retirar as lentes de contato. O material necessário é o mesmo que se usa para colocar as lentes de contato.
  2. Lave e seque bem suas mãos.
  3. Com sua mão dominante puxe a pálpebra inferior para baixo e com a outra mão a pálpebra inferior para cima.
  4. Retire a lente de contato de seu olho.
  5. Coloque a lente de contato na palma de sua mão e coloque uma gotas do líquido de conservação e desinfeção para limpar bem a lente.
  6. Coloque a lente no estojo apropriado e coloque líquido de lentes por forma a que ela fique submersa nesse líquido.
  7. Repita o processo para o outro olho.

Ao seguir estes passos simples e rápidos você vai conseguir colocar e retirar lentes de contato sem qualquer tipo de problemas nem demoras.

Não fique com medo de usar lentes de contato apenas porque tem de aprender a colocar e retirar as lentes, este é mesmo um processo bem simples e que ao final de pouco tempo já é automático.

 Referência: Lentes de Contato Web