Como usar as palavras.

            Assisti  nestes dias um filme interessante e ao mesmo tempo curioso, “ As mil palavras”, Edie Murphy  faz o papel principal, não quero discutir o filme olhando para a atuação dos seus  atores, pois não tenho dúvidas da sua excelente atuação.

Quero refletir sobre  nossas palavras, o que elas representam  em nosso dia a  dia, o que temos feito com elas, simplesmente proferido de qualquer maneira, usado nossas palavras para conseguir vantagens, mentindo para os outros e para nós mesmos?

No filme, Jack  Mccall, usa as palavras de maneira a sempre se beneficiar, acha que é o melhor em sua profissão e está sempre pronto para ganhar um contrato trapaceando, fiado em si mesmo em sua própria sabedoria.

Na Bíblia que é a palavra de Deus está escrito no livro de provérbios que “ O coração do homem faz planos, mas é deus quem o executa”, diz também sobre a importância da resposta branda, o personagem era muito bom, aos seus próprios olhos  naquilo que fazia, mas não conseguia ter um diálogo com sua esposa e dar a atenção que deveria para seu filho que ainda era um bebê.

            Ao se descobrir ligado a uma árvore, que aparece em seu jardim de maneira muito estranha, ele se vê obrigado a poupar suas palavras, a pensar de fato naquilo que era importante, descobre que não conseguiria transmitir o que precisava, mas também descobre o quanto o excesso de palavras que estavam sustentando suas mentiras  eram ruins, tanto para ele, quanto aos outros.

Neste novo momento de sua vida, onde deveria descobrir o que realmente era importante ele começa a calar-se para poupar sua vida. Gostaria de lhe perguntar: Você tem poupado palavras, tem as usado de forma a ludibriar alguém? Você tem usado suas palavras para dizer a sua família o  quanto os ama?

Ou suas palavras são apenas folhas que caem e morrem, suas palavras tem o levado a destruir seu casamento, amizades, trabalho, em que você tem pautado a sua vida?

Marjorie Esquina Navarro

Missionária e Educadora Social.

Referências:

Filme: As mil palavras.

Bíblia Sagrada