Até algum tempo atrás, pouco se dava importância para o descarte dos detritos gerados em cada processo de demolição. No entanto, atualmente, este é um assunto de extrema relevância neste processo.

Todo o entulho de alvenaria pode ser reutilizado em pavimentações ecológicas, como são chamadas, podendo compor praças, calçadas e até ruas.

A técnica de pavimentação consiste em utilizar resíduos de demolição para preparar a base e a sub-base do solo para receber o asfalto. Desde 2010, a Prefeitura de São Paulo tem pavimentado vias da cidade com o material.

A demolidora tem condições de encaminhar esses resíduos para os devidos repositórios, que separam, reciclam o material e revendem para a pavimentação ecológica. A maior parte dos resíduos sólidos urbanos é composta por entulhos, então a reciclagem é essencial para manter a cidade limpa.

Esta é uma maneira eficaz de controlar o lixo urbano,  transformando entulho em blocos, material de sedimentação e pisos em geral.

Em muitos casos, a própria construtora pode reutilizar o material para aplicação não estrutural, como em calçadas, pisos para garagem, comprando brita reciclada e até areia reciclada.

A madeira de demolição também tem se tornado matéria-prima para a construção de móveis novos e decoração para composição de ambientes com toque rústico.

Inclusive, a madeira de demolição tem sido largamente utilizada em decoração, sendo o novo “queridinho” dos decoradores mais descolados e dos consumidores mais conscientes.