1. Por que você deve ter um site?

Para ter sucesso no mundo de hoje, você deve ter uma presença na Internet. Mais e mais pessoas se conectam a Internet diariamente, há bilhões de usuários no mundo inteiro e existem várias razões pelas quais é necessário ter um web site. Um web site é uma primeira impressão muito forte. Colocar o seu negócio na World Wide Web dá ao seu negócio o potencial de exposição global, não importa o tamanho de seu negócio seja ele grande ou pequeno, singular ou multinacional. Ter o seu próprio web site dá ao seu negócio vantagens inestimáveis, que ilustrarei abaixo:

2. Como um site pode ser útil?

O web site pode ajudá-lo a alavancar os serviços da web para a racionalização de transferência de dados, de e para a sua organização.

Há inúmeras razões para - Como um web site pode ser útil e por que você deve levar o seu negócio para a web? Alguns deles serão, resumidamente, mencionados a seguir:

a. Comodidade ao cliente

Os objetivos de seu negócio podem ser facilmente e rapidamente alcançados, cada vez que um potencial cliente procura por determinadas empresas, produtos ou serviços através da Internet. Seus clientes sempre podem manter contato com você e sua empresa, apenas por saberem o endereço do site.

b. Maior acessibilidade para o seus negócios:

Seu negócio pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Nenhum outro meio de anúncio oferece tal cobertura global. Você não precisará depender de listas telefônicas, páginas amarelas ou anúncios em jornais.

c. Maiores possibilidades de promover o seu portfólio de negócios:

As pessoas não vão comprar seus produtos ou serviços a menos que saibam que eles realmente existem. Você pode dizer ao seu potencial público muito mais através de um site, do que você poderia fazer através de qualquer publicidade impressa, anúncio ou TV/Rádio. Não há limitações quanto a espaço, tempo, nacionalidade ou residência. Você pode dizer o quanto quiser para a quantidade de pessoas que você desejar. E a sua representação comercial pode ser tão engenhosa como é a própria Internet.

d. Publicidade eficiente e de baixo custo:

Seus clientes serão sempre capazes de obter informações atualizadas sobre seus serviços ou produtos. Em vez de terem que depender de comerciais de TV exibidos aleatoriamente ou comerciais de rádio, eles podem simplesmente navegar através de seu site sempre que quiserem.

e. Disponibilidade 24 / 7:

Web site encontra-se disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Ele será seu empregado mais esforçado, nunca ficará doente ou entrará em férias. E você pode ter certeza que seu site estará sempre lá para você, para responder às perguntas de seus clientes ou para recolher feedbacks sobre sua empresa.

f. Economia de tempo:

Clientes em perspectiva podem aprender sobre você e sua empresa a qualquer hora do dia, simplesmente por visitarem o site, assim você não terá que estar presente ou envolvido com o processo de forma alguma. Seu precioso tempo pode ser poupado e investido em outras atividades que podem aumentar seus lucros e melhorar ainda mais o alcance do seu negócio.

g. Redução de custos:

Você pode economizar muito dinheiro cortando seus custos em anúncios impressos, folhetos, cupons, promoções ou correspondência. E mais! Será extremamente fácil e rápido atualizar as informações em tempo real no seu web site, sendo que as renovações periódicas de materiais impressos acabam por ser muito caro e demorado. O fato é que produtividade otimizada a um custo mínimo é mais valorizada em qualquer empresa e isso só é possível através da world wide web.

Serviços da Web fornecem um padrão de implementar uma função de negócio, que também podem ser gerenciados remotamente. Ele emprega um intercâmbio efetivo de informações e data-feeds entre B2B e portais B2C, provedores de notícias, portais de compras e motores de busca como Google, MSN, Yahoo, etc

Seu site deve trabalhar duro no atual e competitivo ambiente online, atraindo visitantes, proporcionando ao usuário uma experiência rica e convertê-los em clientes fiéis.

3. O que fazer para um site ser bem sucedido?

É uma das questões mais debatidas - "O que fazer para um site realmente ajudar o seu negócio e atrair mais clientes?"

Um site bem desenhado certamente pode levar o aumento de seus negócios. Seguindo os padrões de design é possível criar uma boa aparência que dará realmente ao seu negócio, uma melhor chance de ser notado.

Para que sua presença online realmente faça a diferença, sua marca precisa transmitir credibilidade, confiança e eficiência através de seu web site. Um site bem desenhado certamente pode alavancar seus processos de negócios. Pode-se conseguir isso através da mistura de um design impactante e conteúdo, com a funcionalidade otimizada e suporte de especialistas o tempo todo.

Web Design é "um processo de conceituação, planejamento, modelagem e execução de entrega de mídia eletrônica através da Internet sob a forma de linguagem de marcação apropriada para interpretação do Navegador da Web e exibido na interface gráfica do usuário" (Wikipedia)

É essencial que:

Em uma arena saturada com bilhões de web páginas, que exige inovação e especialização para representar sua marca de forma eficaz.

Se os seus usuários e clientes em potencial não podem encontrar o que querem, isso vai prejudicar o desempenho do seu site, em relação aos seus objetivos de negócio.

Seu web site deve de forma clara e concisa, refletir o seu negócio, valores e produtos, desde que o seu web site seja agora o primeiro ponto de contato para um novo usuário ou cliente em potencial.

Um design bom e inovador garante que o web site incentive o usuário a explorar além da página principal.

A funcionalidade web e a programação devem usar apenas o padrão, compatível, com validade de codificação e também proporcionar uma programação alternativa, para garantir que seu site possa ser visualizado em qualquer browser e em qualquer resolução de tela.

A maioria das agências de web design e desenvolvimento possuem uma ou outra habilidade, raramente ambas.  É nisto que a agência Ação Solução Comunicação se diferencia, entendemos como criar um web site mais eficaz que irá apresentar a sua empresa ou organização, com seus produtos e serviços.


4. Quais são os erros comuns em um site?

Vamos enfrentá-los! Se os visitantes se perderem ou ficarem confusos ao tentar navegar em seu web site, eles poderão apertar o botão de voltar e procurar um site mais acessível. As pessoas não gostam de pensar, quando se trata de encontrar um caminho em torno de sites. Você precisa planejar o seu site de estágio para estágio e fazer a diferença entre um site muito pobre e um site muito bom.

Vamos ver agora - Quais são as armadilhas inerentes à concepção e criação de um site? Você pode conhecer alguns deles já, mas evitando e corrigindo-os, você pode ter certeza de manter o fluxo constante de visitantes que entram e voltam a entrar em seu portal! A lista dos erros mais comuns é interminável, mas de valor incalculável para novos designers, desenvolvedores web e escritores de conteúdo que precisam de uma lista de verificação para o site.

1. Site melhor visualizado:

Designers com pouca experiência geralmente usam o famoso "site melhor visualizado", com uma declaração de renúncia em relação à qual navegador web ou resolução de tela que projetou seu site, para melhor visualização. Ao invés disso, invista em um site habilmente projetado que seja compatível em vários navegadores e para qualquer resolução da tela.

2. Design gritante:

Alguns sites são totalmente desequilibrados em seu layout e possuem design sobrecarregado. Os desenhos não correspondem ao conteúdo da página, aparecem deslocado e desajustado em toda a tela. Dê as suas páginas uma aparência agradável, com apenas os elementos necessários e obtenha um design profissional. Sempre tire print-screen do layout em diferentes resoluções, antes de carregar o apropriado.

3. Rolagem Horizontal:

O deslocamento horizontal torna extremamente difícil de ler o conteúdo do seu site, e muitas vezes os visitantes vão perder a paciência e sair. Verifique o seu site em um visualizador de resolução. Um web site profissional pode ser visto sem rolagem horizontal, ambas, em resolução de tela menor e maior.


4. Hospedagem gratuita:

Este é um erro comum que você definitivamente precisa evitar. Muitas vezes, os empresários afirmam que o negócio esta "apenas começando", e é por isso que ainda não mudam seu site para um domínio próprio. Não utilize hospedagem gratuita, se você quiser que o seu negócio seja levado a sério. Reflita sobre a sua imagem e credibilidade.

Para resolver este problema, você deve escolher e comprar um nome de domínio próprio, caso não tenha. Você também precisa escolher uma hospedagem profissional. Se você quiser ter um negócio on line  bem sucedido, você absolutamente deve ter uma hospedagem confiável.

5. Imagens desproporcionais:

Não permita que o visitante veja imagens mal recortadas e gráficos ausentes. Aperfeiçoe suas imagens, utilizando a melhor altura e largura. Mantenha seus arquivos no melhor formato - jpeg para fotografias e GIF para ilustrações.

6. Esquemas de cores medonhas:

Evite usar cores medonhas que não coincida com o conceito e objetivo do web site. Embora o texto possa ser fácil de ler, cores excessivamente brilhantes distraem e repelem o leitor de seu site. Seus projetos devem refletir classe e design de qualidade, com desenhos agradavelmente atraentes e esquemas de cores para suas páginas web.

7. Carregamento lento:

Se a sua página não carregar rapidamente, os visitantes poderão se deslocar rapidamente para outro web site. Você deve agir agora para reduzir o "peso" de suas páginas. Cada imagem em seu site deve ser corretamente dimensionada e otimizada para o uso da web. Mantenha as suas páginas enxutas e rápidas para o visitante a avançar rapidamente.

8. Verifique a ortografia:

Sempre faça a verificação ortográfica do texto, mantendo-o livre de erros gramaticais, pontuação e erros ortográficos. Sem verificação ortográfica, o site parecerá amador e surrado.

9. Conteúdo de texto ineficiente:

Um grande erro é preencher as páginas com textos longos, sem títulos e subtítulos. Não encher suas páginas com palavras carregadas de decoração. Os leitores não têm tempo para preencher suas cabeças com todos os detalhes.

Deixe seu texto mais eficaz, mantenha seu texto simples, fresco e no ponto. Use palavras decorativas no contexto certo. Sua linguagem deve soletrar clareza, consistência e coerência no conteúdo, estilo, estrutura e fonte. As páginas devem ser de fácil leitura e simples de entender, com um bom fluxo. As fontes devem ser corretamente utilizadas, com títulos apropriados e o conteúdo do texto deve ser redigido em parágrafos curtos, dando uma sensação agradável ao leitor.

Seu site deve fornecer uma mensagem clara, com um direcional focado, deixando-o a aparte de seus concorrentes.


10. Ausência de um formulário de inscrição:

Este aspecto crítico é muitas vezes negligenciado pela maioria dos proprietários de sites. É muito importante ter uma geração de leads para o seu site através do formulário de inscrição de e-mail, para os retornos de negócios ideais. Ter uma lista de discussão dá-lhe diversas vantagens, como a manutenção de uma lista de visitantes que permitem que você entre em contato com eles, construir um relacionamento e estabelecer-se como um perito para resolver os seus problemas.

11. Utilizando uma mensagem fraca "receba minhas noticias”:

Seu conteúdo, layout e soluções devem ser agradáveis de tal forma que obrigue o leitor a subscrever-se a sua lista. Não utilize uma mensagem fraca como - "receba minhas noticias gratuitas". O leitor poderia perguntar "Por quê?" e "Se eu assinar, você me dará um bônus, ou um brinde de imediato, assim que eu entrar?" Se o seu trabalho de design e texto impressiona o leitor para aproveitar os seus serviços, você receberá automaticamente e-mails de assinaturas de seus visitantes.

12. Ausência de informações para contato – Fornecer apenas seu e-mail e o endereço web não é suficiente para os seus leitores - que podem ser potenciais clientes. Mantenha suas informações de contato detalhadas, fáceis de encontrar e de ler. A inclusão de um site-map funcionará perfeitamente para o seu negócio.

13. Propaganda - Propagandas fornecem receitas enormes, mas elas devem ser colocadas habilmente e com referência aos tempos atuais. Propagandas devem ser colocadas refletindo a diferentes setores do seu negócio. Não sobrecarregue a sua página com anúncios, especialmente os grandes cartazes chamativos. Anúncios bem posicionados e bem desenhados trarão resultados, se você não sobrecarregar a página.

14. Preços - Não desperdice seu tempo esperando que irá receber solicitações de preços por e-mail. No momento em que um visitante ver o seu produto ou serviço, a sua questão primordial será "Qual é o preço deste item?" Não deixe que o visitante adivinhe o preço, isto lhe dará a oportunidade para visitar outro site onde o preço é mencionado e você poderá acabar perdendo um cliente em potencial. Você precisa incluir o preço com a descrição do item, caso venda algo.

15. Em Construção - Evite ter um site com a mensagem "em breve - em construção" ou "ainda em aberto". Dê a seus visitantes pelo menos uma página de conteúdo, com um aviso prévio - quando todo o site será aberto.


A lista de erros comuns é inúmera. As dicas acima dão uma idéia do que evitar e como resolver. Ao manter o design do seu site em boa forma e garantindo que o conteúdo seja de bom gosto, você encontrará mais pessoas visitando e apreciando seu site!

Para mais informações sobre este artigo, acesse: www.acaosolucao.com.br