TRATAMENTO VETERINÁRIO EM AVES

Algumas aves apresentam um problema de cistos nas penas o que é uma doença, relativamente comum, e que atrapalha o desenvolvimento e o dia a dia das aves por irradiar dor ao animal, sangramento e até mesmo dificulta a mobilidade do animal, já que, dependendo do tamanho do cisto o animal perde o equilíbrio por conta do peso do cisto. Este post vai te ensinar um pouco sobre esse incomodo e como tratar o cisto das penas nas aves.

Estudos apontam que essa doença pode ser hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhotes que desenvolvem os cistos e pode até mesmo estar associado a tumores. Uma pequena bolinha pontual aparece na pena das aves e vai crescendo e tomando proporções cada vez maiores de nada for feito para impedir o desenvolvimento da doença. As bolinhas são secas e ásperas e por vezes atingem vasos sanguíneos que podem se romper sangrando.

Para tratar esses cistos é indicado a retirada cirúrgica desses nódulos e para isso o animal deve ser anestesiado por um médico veterinário. Existem pessoas que arrancam esses cistos com navalha e alicates e isso é um crime e uma tortura, já que o animal sente dor por conta da corrente sanguínea. Então é de extrema importância levar a ave para o médico veterinário. Após a operação, que é realizada com bisturi elétrico, a ave tem que tomar antibiótico, antinflamatório e ainda é necessário realizar troca de curativos, já que as asas devem ficar totalmente imobilizadas.

Além da condição hereditária do cisto cuidados com a alimentação podem evitar o aparecimento dessa doença nas aves. Uso de vitaminas, aminoácidos e minerais podem ser inseridos na dieta das aves perto da época da muda. Essas vitaminas podem ser diluídas na água ou em forma de farinha para colocar na ração. Nesse caso a água e a ração, no final do dia, deve ser trocados e os bebedouros e comedouros devem ser lavados com água limpa diariamente.