Todo ser humano tem dentro de si a capacidade de ser agressivo. Utilizamos a agressividade como forma de nos protegermos e também como forma de proteger as coisas que prezamos. Uma mãe utilizará da agressividade para proteger seus filhos, e assim por diante.

Esse comportamento não nos torna pessoas agressivas. Considera-se que uma pessoa é agressiva quando ela possui atitudes e atos violentos, sem que haja um motivo para isso. Irritar-se sem motivo, ofensas e agressão física injustificada são atos comuns de pessoas de comportamento agressivo.

A psicologia diz que pessoas agressivas tratam seu entorno como um campo de guerra. Para eles, ter um comportamento violento é completamente normal, pois há uma disputa em que necessitam vencer, ou sobreviver.

Muitas vezes, esse comportamento aparece em ambientes como o esportivo ou no trabalho, onde a ideia de competição é muito maior. É muito comum ver um amigo que se transforma ao jogar futebol ou outro esporte, ou um colega de trabalho que fica furioso quando contrariado em uma reunião.

A psicanálise é uma ótima forma de tratar a agressividade. Através dela, o paciente pode reconhecer que necessita de ajuda, mudar seu comportamento e, especialmente, sua linha de pensamento. Aprender a compreender e controlar impulsos agressivos é essencial em qualquer ser humano.