Certamente a parte mais chata, burocrática e temida pelos brasileiros na hora de viajar para a terra do tio SAM é tirar o visto americano.

Sim, o processo é longo, os formulários são chatos de serem preenchidos e você perderá algumas horinhas no CASV e no consulado. Mas vá tranquilo: Ao contrário de seu estigma adquirido ao longo dos tempos, todas as etapas ocorrem de uma forma muito tranquila e, atualmente, os vistos são obtidos muito rapidamente e sem muitas complicações.

Atenção 1:

Há muitas empresas e pessoas que se aproveitam desse infundado fantasma do visto e cobram taxas exorbitantes para prestar “assessoria” . Não caia nessa. Mesmo que você não saiba absolutamente nada de inglês, hoje temos nosso amigo google e uma boa gama de informação na internet. Já ouvi casos em que o valor para tirar o visto DOBRA quando esses serviços são contratados e, no fim, tudo que eles fazem, é te ajudar a preencher o formulário DS-160. Não caia em armadilhas, eles não garantem que seu visto será concedido. O único com autoridade para isso é o oficial que te atenderá na entrevista do consulado, última etapa do processo.

Atenção 2:

Cuidado com alguns tutoriais disponíveis por aí. O modo de se tirar o visto mudou bastante durante os úlrimos anos. Há muita coisa que já não é mais válida e que acaba mais confundindo do que ajudando. Portanto, cheque, antes de tudo, a data que o post foi criada. Caso seja de antes de 2012 ou escute alguma referência a pagamentos no Citibank, certamente está desatualizado e não vale mais para os moldes atuais.

Tentarei, aqui, colocar todos os passos necessários para se tirar o visto B1/B2, que é o de negócios e turismo e o mais comum de todos. O conteúdo é extenso mas creio que contempla absolutamente tudo que se precisa para ter sucesso nessa empreitada. Também separei cada etapa do processo em posts separados, tentando deixar o mais modularizado possível.

Eu consigo ver 4 etapas nessa empreitada:

  1. Preencher o formulário DS-160
  2. Pagamento da taxa e agendamento CASV e consulado
  3. Ida ao CASV
  4. Ida ao consulado

Quer saber em detalhes como passar com sucesso por essas quatro etapas?  Veja a série de posts que criei em meu blog : http://essemundo.com.br/visto-americano-veja-como-tirar-passo-a-passo-detalhadamente/

Até a próxima,

Diego  - www.essemundo.com.br