Se está a pensar fazer um credito pessoal, saiba  prematuramente quais os factores que poderão influenciar a sua aprovação ou não. Um credito pessoal é um credito que  comummente tem uma alta taxa de juro associada, mas quantas mais garantias se der ao financiador ou credor que iremos  restituir o dinheiro, mais rápido ele nos emprestará o montante desejado. Isto é sempre controverso, porque idealmente os bancos só emprestariam dinheiro a quem o tinha e não precisa do empréstimo para nada, pois esses sim têm garantias de que podem pagar o que pedirem.

Vejamos então o que é analisado quando alguém solicita um crédito pessoal a um banco ou outra entidade financeira:

  1. Histórico da pessoa para com a instituição de crédito ou outras. Normalmente, é investigado um pouco o passado para saber se a pessoa é respeitadora das suas obrigações. É dado especial atenção a anteriores operações de crédito. Se já tem um passado de mau pagador, não significa que o seu crédito não seja aprovado. Provavelmente até será, mas passa a ser considerado um crédito com algum risco, e isso vai-se reflectir na taxa de juro.
  2. Rendimentos Mensais e/ou Anuais. É preciso  certificar que você tem uma fonte de rendimentos, senão como irá saldar a sua divida? É obvio que em caso de desemprego, a obtenção de um credito pessoal ao balcão de um banco, poderá ser uma tarefa árdua.
  3. A Sua Situação financeira e Patrimonial Actualizada. Você até pode ter um bom ordenado e ter sido um bom pagador no passado, mas isso pode não chegar. Quem sabe se não investiu tudo em acções que desvalorizaram ou  sumiu tudo no jogo. O banco vai tentar descobrir quais os bens que lhe pertencem e  poderão servir de hipoteca e qual o estado  concreto da sua situação financeira.  Clique em Credito Pessoal se quer aprender mais sobre créditos.