Não podemos falar mais em bom atendimento como diferencial para qualquer tipo de atividade. Devemos, sim, buscar o melhor atendimento, já que o bom atendimento é uma necessidade básica para qualquer empresa.

E o melhor atendimento é prioritário também para um escritório de advocacia, principalmente quando verificamos que a maior parte dos clientes não retorna quando não são bem atendidos. O conceito é básico: quando as pessoas que trabalham num escritório de advocacia recebem bem qualquer pessoa, independente de sua postura, de sua classe social, de sua primeira impressão, os advogados que ali trabalham têm clientes. Simples e fácil!

Veja alguns pontos essenciais e básicos para promover o melhor atendimento em seu escritório de advocacia:

1.   Crie sua própria cultura organizacional

Antes mesmo de qualquer metodologia aplicada para o melhor atendimento, é necessário que o escritório tenha uma cultura organizacional, ou seja, que todos tenham como prioridade os objetivos gerais do escritório, que estejam adaptados ao ritmo de trabalho exigido e que mantenham os princípios de uma cultura empresarial voltada para o melhor atendimento dos clientes, conhecendo em detalhes tudo o que o escritório de advocacia pode oferecer.

2.   Ambiente organizado

O ambiente bem organizado é a primeira coisa que qualquer cliente vai observar no escritório de advocacia e, se houver no escritório uma cultura organizacional, todos estarão empenhados em manter o ambiente bem organizado, influenciando diretamente no cliente e na confiança que o escritório de advocacia irá nele despertar.

3.   Crie um manual de atendimento ao cliente

Todo e qualquer colaborador do escritório de advocacia deve estar preparado para o melhor atendimento ao cliente mediante regras de conduta, informações sobre a abordagem ao cliente, mantendo uma postura adequada ao que ele está buscando e, mais do que isso, mostrando toda a discrição necessária para que o cliente sinta-se mais à vontade.

4.   Etiqueta e imagem profissional

A etiqueta e a imagem profissional devem valer para todos que estão empenhados no melhor atendimento ao cliente. Com trajes formais, maquiagem (para as mulheres) e acessórios discretos, a postura deve ser a mais correta possível, gerando um padrão para o escritório todo.

5.   Torne o cliente especial

Em qualquer tipo de atendimento é necessário que o cliente sinta-se especial, que seja respeitado e valorizado, desde as menores atitudes. Os integrantes do escritório de advocacia devem demonstrar interesse pelo que o cliente está lhes comunicando, tratando-o pelo nome e respeitando-o como único.

No Jurídico Correspondentes você encontra muitas outras dicas essenciais para escritórios de advocacia, para advogados e outros profissionais da área jurídica.