A cadeia de fornecimento para as grandes empresas é muito extensa e complexa. São vários fornecedores e se estiverem próximos, fica mais fácil a negociação, mas não é a distância que vai selar um negócio e sim as exigências que devem ser cumpridas como certificações, processos claros e bem definidos e uma estrutura que possa atender a demanda quando a mesma for grande.
Quando uma pequena empresa fornece produtos e serviços para as grandes empresas, geralmente passam por outras empresas mais estruturadas e certificadas, ou seja, são as terceirizadas ou quarteirizadas no processo. Isso faz com que a garantia da qualidade seja exigida para a primeira contratada e não necessariamente e na mesma intensidade, das demais. Nesse caso o lucro também é maior para a primeira empresa  contratada e não para quem executa ou presta o serviço, que na maioria das vezes acaba diminuindo sua margem para poder executar o serviço e não fechar o mês no vermelho.
É preciso rever os processos internos: despesas fixas, variáveis, composição do valor de venda, compra, mão de obra, distribuição, comunicação, satisfação do cliente, métricas, etc. para que possamos enxergar e entender melhor os pontos fortes e fracos, as ameaças e as fraquezas, analisá-las e enfrentá-las de forma estruturada e eficiente.
Invista na melhoria da sua empresa, desde a identidade visual, ou seja, na apresentação, site, embalagem, caixa transporte, cartão de visitas, no atendimento ao cliente, analise os processos atuais, procure melhorar os pontos fracos, manter os pontos fortes, transformar ameaça em oportunidade e fraqueza em melhoria contínua. Divida com sua equipe esta fase de análise, busque identificar a capacidade de seus colaboradores na viabilidade de soluções, que muitas vezes está próximo de nós e comemore com todos quando assim que os resultados começarem a surgir.
Em breve sua empresa será reconhecida pela gestão eficiênte e crescimento e você será o primeiro da cadeia produtiva, fornecendo às grandes empresas e conseguindo bons lucros.