Você já ouviu falar em farinha de peixe, o famoso piracuí? Bem, na verdade ela teve sua origem nas tribos indígenas. Os índios visavam a conservação dos alimentos e com isso criaram algo para terem sustento o ano todo.

Na verdade, quando havia a seca, época esta caracterizada por águas baixas, os povos indígenas não tinham problemas, sendo que havia abundância de alimentos, eles se fortaleciam com as carnes dos animais conseguidas com a caça e também com a pesca. Contudo, quando chegava a época das cheias, tudo mudava, haviam então muitos poucos alimentos, os peixes tão facilmente encontrados no passado, se deslocavam para longe e as caças então, bem, estas por medo , se afastavam, fugiam, escondendo-se das águas. Daí surgiu a idéia de se fazer conservas de alimentos, para esses dias difíceis.As conservas das carnes eram feitas com a fervura das mesmas,junto com ervas, cujo o objetivo primeiro visava sua conservação.Para o peixe, surgiu a idéia da farinha.O nome piracuí, nada mais é do que Pira, peixe e cuí, farinha.

Posto aqui uma curiosidade sobre o preparo da farinha, tão nutritiva para nossa saúde e uma descoberta dos sábios indígenas.

Primeiramente, devo dizer que o peixe escolhido por eles para tal preparo era o Acari, isso se deve a ser um peixe de captura mais fácil, que vive no meio das pedras na borda dos rios, aquelas que ficam em suas margens. Logo após serem pegos, os mesmos eram colocados em buracos, chamados de muquém, estes não eram fundos, o que permitia fazer um fogareiro e aromatizá-los com paus próprios para isso. Depois de muito bem assados, secos mesmos, eles eram levados para o forno de barro, onde após serem desfiados eram torrados. Temos aí então o cuí,ou seja, o surgimento da farinha de peixe.

Bem, como vocês podem perceber, esse alimento é rico e da força. Fomos agraciados com a esperteza daqueles que aprenderam com as necessidades da vida, os índios.

Essa farinha, hoje comercializada, é um dos alimentos mais protéicos que existe e uma iguaria da qual há várias receitas ótimas de serem degustadas.

Entre em forma neste verão. Max Burn pode ser a alternativa ideal para você.