COMO SER UM GRANDE LIDER.

Autor: RENATO CESAR BINI

Resumo  Por :VANDA APARECIDA DE GOES

PREFÁCIO:

O autor ressalta a importância de se saber ser o que se deseja ser e como o fazê-lo. O autor da exemplo de políticos que para tudo existe uma receita uma estratégia , que grandes nomes só existem porque eram determinados e sabiam do alvo que queriam alcançar.

INTRODUCÃO: Todos grandes liderem tem em comum as suas congruências, todas mudanças de estratégias, isto é, perceber na estrutura psicológica o que esta dando certo e o que não esta dando certo, chamamos isso de flexibilidade nas ações.A flexibilidade é coroada pela moral, ou seja, um líder político para fazer diferença nas vidas das pessoas é necessário ter, em toda sua estrutura de pensar e agir, quatro fundamentos inevitáveis:

* Comunicação;

* Congruência;

* Flexibilidade;

* Moral.

CAPITULO l: DESFAZENDO O NÓ.

A estratégia política humana se resume em poder, mas, será que alguém queria ter poder se não tivesse dinheiro? Esse capitulo é destinado a esferas, as vezes tão paradoxal que, controvertida, porem simples e dinâmica como é a política.Para se fazer diferença é preciso que se faça grande diferença, um médico ganha mais que um pedreiro porque faz mais diferença na vida das pessoas que os pedreiros, pensando assim, será que um político faz uma grande diferença? O poder só pode ser retido se for usado em de forma que traz uma ação positiva verdadeira , pois não se pode mentir por muito tempo, porque toda ação , consciente ou inconsciente gera uma reação.Dessa forma a política é uma arte, uma ciência em constante renovação.Para manter-se líder é necessário sustentar a moral, outro fator imprescindível são os valores, ancoras que transmitem a sensação de segurança. Outra questão significativa é as promessas hipnóticas egocêntricas, onde o indivíduo promete fazer coisas que ele nem tem conhecimento, usando pesos e medidas que fogem de sua alçada. Ainda existem os que vivem de fatos que fizeram no passado se esquecendo que o futuro esta por vir e se esquecem que um pais desenvolvidos se fazem através de homens e livros que a sociedade é um sistema imutável que troca energias sinergéticas e que a educação é a espinha dorsal do sucesso de seu povo.Outro fator co-existente entre lideres-politicos são as soluções globais que se ajustam conforme suas necessidades,

CAPITULO ll: O PODER PESSOAL

Este pode esta ligada ao recurso visualização e da imaginação, Há dois tipos de poder o posicional é transferível e o pessoal que é intransferível. O poder pessoal este diretamente proporcionado ao poder do estado mental, onde encontramos as palavras. 38% como se fala , 55% poder da fisiologia. O poder pessoal tem quatro tipos de comportamentos: comportamento dominante, comportamento influenciador, comportamento Constante, comportamento complacente. Em PNl podemos gerenciar o poder do estado mental em dois passos:1-O estado é que determina o comportamento, 2 somos sempre responsáveis pelo nosso estado.

CAPITULO lll : LIDANDO COM OPINIÕES.

Um líder para ser excelente na arte da liderança, é fundamental entender como funciona esse sistema para poder administrar coercivamente seus objetivos. Chamamos esse sistema de nível neurológico: Meio ambiente, Comportamento, Capacidade, Crenças.Dessa forma par ser um líder de sucesso é preciso entender como são os paradigmas de seu pais , pois uma estratégia não pode ter os mesmos resultados em outro país. A PNL não nos ensina sobre isso, ela nos faz refletir para que consigamos acelerar o processo de aprendizagem para se tornar um grande líder.

CAPITULO lV: APRENDIZ DE ESTRATÉGIA:

Aprendendo a Aprender.

No inicio do livro foi comentado os três paradigmas para se alcançar resultados: SABER O QUE SE QUER , AÇÃO PODEROSA ATÉ ALACANÇAR RESULTADOS, SE NÃO ESTÁ A LACANÇADOS RESULTADOS MUDAR DE ESTRATÉGIA ATÉ ALCANÇAR RESULTADOS. É certo que toda pessoa possui uma estratégia especifica. Toda estratégia de liderança é uma estratégia de ação e ação é linguagem. Se Abraham Lincoln, tivesse desistido de suas estratégias após consecutivos fracassos não teria sido o presidente dos Estados Unidos aos 60 anos,

CAPITULO V: INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL

Relacionando-se se cria muitos tipos de inteligências: matemática, música, espacial. Intrapessoal, verbal, corporal. Para tanto é necessário desenvolver a inteligência interpessoal, esta está associada a linguagem e linguagem significa ação. Um líder é um visionário que consegue transmitir aos seus seguidores mensagens cerebral persuasiva, para se obter uma comunicação bem sucedida é necessário ter estabelecido o Reapport ( palavra francesa que significa sintonia)cada líder pode se sintonizar em varias percepção : visual, sinestésica, auditiva.

CAPITULO Vl E Vll: A CRISE DA PERCEPÇÃO E O QUE É UMA LIDERANÇA.

A crise da percepção está relacionada com o romper de paradigmas a importância da percepção está correlacionada com o sucesso da liderança já que a humanidade está caminhando por meios de ondas chamadas ‘Ondas de Mudanças “, ou seja, de acordo com Brain Tecnologias neuropreneuring.Existem cinco ondas : força, capital, informação, energia,qualidade , intuição. Para ser líder é preciso ser :Visionário , Realista, Intuitivo,Comunicativo e Valoroso.

CAPITULO Vlll : O QUE É POLITICA: APRENDENDO COM OS MESTRES.

Não existe liderança sem poder o poder move a sociedade á sociedade precisa de lei, que em contra partida precisa de poder, esse poder está relacionado com a história. A história se distingue em Monarquia, Aristocracia e Democracia.A Monarquia se corrompe em tirania, Aristocracia se corrompe em oligarquia e a Democracia se corrompe em demagogia.Dentro desse cenário para ser um bom político é preciso conhecer todas estratégias persuasivas e de persuasão para que o LIDER-POLITICO hora seja a raposa , hora seja o leão.

CAPITULO lX: A FORÇA DE UMA ÂNCORA.

Através da história lideres políticos empregam seus sucessos através de forças das âncoras. Âncoras podem ser positivas e negativas. Âncoras são formadas os estados mentais estão fortemente ligados a um processo emocional e seu auge do estado mental é avalancionados Por estímulos exterior. Uma âncora pode ser: Visual, Auditiva, Sinestésicas, Olfativas, Degustativas.

CAPITULO X: O CONFLITO D EUM PARADOXO:_PORQUE NÃO FAZ?

Ao longo de nossa história se percebe que o resultado do progresso são homens forçados a se aprimorar a fim de sobrepujar os vizinhos.. Os homens se virão compelidos a Pensar e a Agir cada vez mais dentro dos parâmetros que lhes pareciam mais apropriado a se imporem aos seus inimigos. (pág. 104).Dai os resultados que: MAIOR EVOLUÇÃO NAS ARTES DA GUERRA E DA PAZ.Os lideres de um país para garantir a paz precisa cada vez mais pronta para guerra.

MENSAGEM FINAL:

O cacique Seathl, ao interpretar o enunciado do presidente dos Estados Unidos em 1855, expôs sua vulnerabilidade diante do grande poder do cacique branco havia. Se rejeita a proposta d e compra de suas terras, sabia que os brancos tirariam as terras eles sem darem nada por ela, esse cacique questiona: A terra tem dono ? Os animais não são seres vivos irmãos espirituais? Os seres humanos ao destruir toda floresta sobreviveriam sem ar? Ainda ressalta que a evolução só trouxe mal e destruição para o planeta e se ao se tornar ‘dono “da terra em que habitavam o presidente a amaria e a protegeria como eles o haviam feito de geração em geração alegando que não se precisava muito para viver , que não se sabia se viveriam muito.Deus é o mesmo Deus para todos que habitam nesse planeta.

REFLEXÃO:

Para se ser um líder de sucesso é preciso antes de tudo reafirmar seu querer e seus valores, pois uma boa liderança não depende de apenas uma estratégia, mas, de pontos estratégicos que permeam todas as formas globais para um bom desempenho. Uma boa liderança parte do principio do auto conhecimento de sua capacidade de avaliar e agir. È necessário medidas e pesos para uma mediação plena para obter sucessos.