Neste mundo cheio de atribulações, compromissos, problemas, precisamos parar para reabastecer a fonte de energia que nos movimenta e nos dá coragem para continuar. Assim, teremos a certeza de que esta nunca secará ou "gotejará", pois dependemos desta fonte para seguir a caminhada da vida com alegria, esperança e determinação.
Falar de fonte de energia significa falar da pessoa, de seus sentimentos e motivações. É falar do tempo passado, presente e futuro; é falar de como utilizamos o tempo e de como tornamos a vida menos complexa ao valorizarmos a simplicidade no cotidiano; é entender que a felicidade não é uma estação de chegada, mas um estar feliz todos os dias, pois "uma vida feliz é feita de dias felizes".
Perdemos tempo buscando a felicidade, sendo incoerentes e incapazes de nos colocar no lugar do outro. Não conseguimos mudar nosso ponto de vista. Inflexíveis, não percebemos os nossos limites e os jeitos diferentes de se ver o mundo e a vida.
Evitamos a todo custo sentir a dor, nos protegendo e nos endurecendo a cada instante para não sofrer e... sofremos! Sofremos muito! Não entendemos que "a ostra que não foi ferida não produz pérola". Por mais que tentamos, não conseguimos transformar nossos ferimentos em pérolas, apenas achamos bom sermos vítimas, levando nos ombros a vida como uma cruz que consideramos pesada demais, insuportável demais e cruel demais.
A aprendizagem da vida pode ser pelo caminho do AMOR ou pela DOR. A primeira, nem todos conseguem, apenas aqueles privilegiados que descomplicam a vida e valorizam o simples. A maioria aprende pela dor, porque não entendemos que "é preciso chuva para poder florir", que o valor do tempo não está no "quanto as coisas duram", mas "na intensidade de como as vivemos". Não entendemos que, no meio das tempestades da vida, muitas vezes não poderemos mudar a direção dos ventos, mas apenas ajustar as velas. Muitas vezes transformamos em ventos e tempestades o que poderia ser um evento em nosso viver.
Cuidar-se faz parte de ser feliz diariamente. Portanto, reserve tempo para você, pois precisamos estar bem agora; precisamos de carinho, comunicação, amor e colo. Precisamos nos sentir amados e amando para não nos tornarmos pessoas amargas. Precisamos fazer diferença na vida do outro. Por isso, resgate seus momentos felizes! Cante, dance e deixe de ser escravo da etiqueta. Encontre um amante, isto é, algo ou alguém para AMAR de verdade, que faça você se apaixonar de novo pela vida, pois, como nos diz Charlie Chaplin, "a vida é muito para ser insignificante".

Luciane Mari Deschamps