Nessa época imobiliária favorável, ser um corretor de imóveis enche os olhos de muitas pessoas. A flexibilidade de horário e as altas comissões são os principais atrativos. No entanto, a falta de um salário fixo mensal e a grande concorrência preocupam os profissionais da área. Em geral, o corretor de imóveis é o intermediário entre quem deseja comprar um imóvel e o vendedor. Aos que querem trabalhar no ramo, é fundamental gostar de vender.

De fato, para iniciar a carreira, o corretor deve ser credenciado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Antes disso, é preciso estar capacitado para o trabalho. A capacitação é comprovada pelo diploma de bacharel em Ciências Imobiliárias, ou pelo curso superior em Gestão Imobiliária, com duração de dois anos. Ainda existem outras opções, como a especialização no curso Técnico em Transações Imobiliárias, com duração de um ano.

Outra forma de comprovação é o Exame de Proficiência, que habilita o profissional a trabalhar ou até mesmo montar uma imobiliária. Todos os corretores imobiliários deve possuir conhecimentos sobre loteamentos governamentais e arquitetura urbana.

Outras características tornam o profissional ainda mais qualificado: paciência, capacidade de lidar com o público, persuasão, carisma, dedicação, boa aparência, bom humor, discrição, tendência para vendas, estar informado e raciocínio espacial desenvolvido.

Lembrando que um corretor de imóveis trabalha da seguinte forma: apresenta os imóveis para visitação, mostra os projetos, colabora com as negociações, verifica a realização da obra, organiza a papelada da negociação e efetiva a compra, venda, permuta, locação ou incorporação dos imóveis.

O profissional pode atuar nos seguintes locais: empresas imobiliárias, empresas de classificados, empresas de loteamento, consórcios, leilões, cartórios de registros de imóveis e construtoras. A especialização também pode ser adquirida nos seguintes seguimentos: imóveis usados ou rurais, lançamentos, loteamentos, aluguéis, condomínios, avaliações, consultoria e despachante imobiliário.