Comissário de Voo

O comissário de voo possui um treinamento intenso, por trás de somente servir os passageiros e auxiliar com procedimentos de voo, ou seja, o comissário de voo deve possuir conhecimentos em primeiros socorros, sobrevivência em selva e principalmente em combate ao fogo, sendo assim, esta pode ser uma das profissões mais glamurosas do momento, mas, exige muita dedicação, autocontrole e equilíbrio emocional, para lidar com as mais diversas situações. Os conhecimentos em diversas técnicas que o comissário de voo possui, é obtido a partir de um curso feito em aeroclubes, que o permite atuar na função, podendo garantir salários que podem ultrapassar os seis mil reais, além de conhecer diversas cidades durante as viagens de trabalho.  

Comissário de Voo CEAB Brasil

O Curso

O curso de comissário de voopode apresentar duração entre quatro e seis meses aproximadamente, e este período varia de acordo com a grade de horários da escola, estes cursos podem atingir o valor de dois mil e quinhentos reais, no entanto, o investimento é válido considerando os ganhos com a profissão. Os aeroclubes orientam os alunos em diversas etapas do curso, iniciando-se pela etapa de obter os exames médicos que garantem que é possível atuar na função de comissário de voo, e dentre as principais patologias, estão as doenças cardíacas, doenças respiratórias e problemas psicológicos. Estes exames devem ser feitos em um hospital da aeronáutica, para garantir que os critérios exigidos nos resultados sejam satisfatórios, o exame é então apresentado na escola. O aluno deve observar as exigências mínimas para o ingresso no curso, como possuir dezoito anos completos e o ensino médio concluído, além de possuir altura acima de 1,65, para garantir que sua candidatura em processos de seleção de vagas, o candidato tenha o currículo contemplado. Outro fator importante que permite ao aluno obter habilitação para atuar na área de aviação civil, é a realização do exame da ANAC, que licencia o indivíduo a atuar no mercado da aviação como comissário de voo, devendo o indivíduo obter informações sobre as matérias que são abordadas no exame, para que seu preparo seja adequado e somente após a divulgação dos resultados deste exame, é que o indivíduo poderá distribuir seus currículos pelas empresas aéreas.  

A Profissão

A profissão de comissário de voo, apesar de todo momento auxiliar e servir os passageiros, estes profissionais possuem ainda conhecimentos de meteorologia, e principalmente diversos conhecimentos em procedimentos de emergência no mar, na terra e determinadas circunstâncias que ocorrem durante o voo, como crises histéricas, fobias ou ainda tietagem de celebridades que estão no voo, devendo ter tato para o trato com os passageiros. Toda a simpatia e solicitude de um comissário de voo se estende ainda no zelo com a vida dos passageiros em diversos casos, além disso, o mesmo é responsável por intermediar informações importantes entre os passageiros e o piloto. Com os próximos eventos mundiais, é comum que as empresas ampliem seu quadro de funcionários, já que o transporte aérea terá um fluxo maior de passageiros, sendo necessário um auxílio extra, e neste intuito, as empresas aéreas estão convocando os profissionais habilitados para atuarem, sendo assim, o mercado de trabalho para estes profissionais se encontra aquecido, possibilitando maiores chances de contratações dentre os períodos de eventos mundiais. É possível obter maiores informações relacionadas aos cursos e ao mercado de trabalho, nas escolas, em que os indivíduos possuem contato direto com profissionais que acompanham as mudanças e evoluções do mercado, além de profissionais que ainda atuam na profissão por outras vertentes. Ao cogitar o curso, o indivíduo deve considerar os riscos da profissão, suas dificuldades assim como suas vantagens que são muitas, quando se consideram as culturas adquiridas nas cidades de visitação e ainda o salário somado as variáveis.