Texto:  João 17:3

Este capítulo trata da oração de Jesus pelos seus discípulos. Ele intercede por eles. Os cinco primeiro versículos registra Jesus fazendo uma oração de petição, ou seja, por ele próprio, dentro daquilo que era o seu desejo, glorificar o nome do Pai, isto é, fazer o seu nome conhecido dos homens. Através da sua morte Jesus seria manifestado ao mundo como Salvador. Com isso, os que creem nele terão a vida eterna.

Diante disso, entendemos que para alcançarmos a vida eterna é preciso se preparar.  Jesus define o que é a vida eterna dizendo que ela é:

  • Conhecer a Deus como único e verdadeiro Deus;
  • E conhecer a Jesus como enviado de Deus.

Parece que as pessoas não estão se importando muito sobre onde irão passar a eternidade. Não é difícil de identificar isso. É só olhar para as suas atitudes, comportamentos, distanciamento de Deus, quanto a nós, sabemos como deve ser, e não fazemos como tem que ser feito.

O conceito de vida eterna tem sido deturpado pela pregação de um Evangelho de facilidades, e não de radicalidade, isto é, um evangelho puro, sem enxertos humanos, que não negocia e nem flerta com o pecado.

A vida eterna só é possível por que Jesus venceu a morte eterna, por que Ele anulou, quebrou todo jugo opressor que pesava sobre a humanidade.

Qualquer pessoa pode ter a vida eterna ao entender e  decidir-se por Deus e por Jesus conforme o  ensinamento, porém, necessário é que se consolide em nós esta possibilidade.

Deve ser através de um exercício diário: Crescendo na fé em Deus, amando a Jesus, vivendo no Espírito, santificando a vida pela Palavra   ( vs.17), crescendo em comunhão (vs.21-220 , em unidade como igreja corpo de Cristo (VS.23), em amor ( vs.26), vivendo como cidadãos do Reino ( vs.14,16 ), como discípulos e discipuladores (vs.14,18), Dando bom testemunho (vs.21).

Das dez virgens, cinco não se prepararam. Esta parábola fala da necessidade de se preparar para a vida eterna. Todas sabiam que o noivo viria, por isso foram encontrá-lo, só que Ele atrasou um pouco.

Esta parábola também nos ensina que: nunca leve o suficiente como no caso de cinco  virgens néscias ( ignorante, estúpido, que não sabe), ou, nunca ache que já está pronto, preparado. Vida espiritual sofre esgotamento.

A atitude das virgens néscias nos ensina como não devemos  fazer. O risco é iminente para todos, mas, o problema estava em não terem se preparado para a possibilidade do noivo tardar. Atos 1:6-8 – o tempo da volta de Jesus cabe somente a Deus-Pai.  Esteja em prontidão!

Finalmente! Para que vida eterna? Por que o desejo de Jesus é que os seus discípulos estejam com Ele também (vs.24, 14:3).

Infelizmente, muito não têm correspondido a esse anseio de Jesus, como no caso de Judas (vs. 12).

A decisão é pessoal. Mesmo para nós que já conhecemos Deus como único e verdadeiro Deus e  que amamos a Jesus. Nossa decisão hoje é por viver um evangelho puro, de poder, transformador, enfim, na essência. 

Pr. Luiz Cláudio Teixeira Lima

22/05/2015