planilha de controle financeiroVocê está cansado de só fazer e pagar dívidas e ter que deixar diversos sonhos e vontades de lado porque não sobra dinheiro? Bom, existe uma forma de eliminar suas dívidas de vez e juntar uma grana para fazer o que você mais tem vontade, seja uma viagem, comprar um carro, sair da casa alugada e muito mais. Não é muito complicado, mas requer disciplina e bastante controle. Tá a fim de encarar o desafio e ir atrás de realizações?

Antes de tudo, você deve organizar todos os seus gastos, despesas e entradas de dinheiro em conta em uma planilha de controle financeiro. É nela que você verá para onde está indo mais dinheiro, para onde é essencial que ele vá e não gastar muito mais do que deve, tentando guardar sempre uma parcela do dinheiro que sobrar. Com o passar do tempo, o uso de uma planilha para controle financeiro vai virar um hábito e te deixar mais controlado e prático, cobrando a si mesmo que não ultrapasse daquilo que está comprometido nos papéis. Assim, fica muito mais fácil de se livrar das perigosas dívidas (e ao mesmo tempo não realizar mais).

Depois de um certo tempo, é capaz que suas dívidas acabem sumindo - uma boa coisa, né? E aí o dinheiro que antes iria para estas dívidas poderão ter outro destino: a economia. Esse dinheiro que sobrar de cada mês será essencial para que, depois, seus desejos possam ser realizados. Comece a guardar e juntar, a cada mês, um certo valor. Você pode até colocá-lo em uma poupança, pois evita que você saque sem querer o dinheiro da conta corrente ou acabe se descontrolando. Além disso, uma vantagem da poupança é o fato de render um percentual de seu dinheiro a cada mês, o que ajudará ainda mais depois. E, claro, tudo isso sendo ainda anotado na sua planilha de controle financeiro.

Bom, e agora é só ir fazendo tudo isso durante o tempo necessário para conseguir alcançar seu sonho. Essa sensação vai ser maravilhosa, não?! Então não esqueça: uma planilha de controle financeiro é um dos mais importantes passos para a disciplina da renda de uma família e a realização de seus desejos.