Nos dias de hoje a mudança de emprego ou mesmo a perca de emprego é cada vez mais usual. Há 30 ou 40 anos atrás, as pessoas mantinham-se no mesmo emprego e na mesma empresa toda a vida. Mas esta realidade mudou. Estamos mais habituados a procurar novas oportunidades com muita frequência e a não querer estagnar a nossa carreira profissional.

Além destes factos, com as crises mundiais, principalmente na Europa, há muitas pessoas a perderem o seu emprego de anos. Quando se encontram nesta situação, não sabem como procurar um novo trabalho e podem ficar meses sem trabalhar. 

Devido a trabalhar na area de recrutamento e publicar o site Trabalho em Londres, recebo diariamente contactos por e-mail de pessoas procurando emprego. 

Podem me chamar de arrogante, mas é assustador a falta de profissionalismo das candidaturas. Podemos receber candidatos que enviam apenas o CV por e-mail, sem qualquer texto ou quem escreva como se trocasse uma mensagem de sms como a namorada. 

Estas situações só me fazem acreditar que as pessoas são burras! Desculpem a sinceridade. É como se acreditar que é rápido ganhar dinheiro fácil na internet! É fácil mas não é rápido! 

Infelizmente existem milhares de desempregados no mundo, principalmente em Portugal. Para conseguirmos um emprego e sermos escolhidos em vez do parceiro do lado, temos de nos esforçar mais e ser melhores. 

Aqui ficam algumas dicas:

  1. Escreva um e-mail ou carta bem estruturada, profissional e sem erros ortográficos.
  2. Coloque no "Assunto" do e-mail algo apelativo e não apenas "CV" ou "Procuro Emprego" ou ainda "Queroooo trabalhar". Escreva algo como "Candidatura a emprego", "Candidatura a posto de trabalho" ou "Encontrou o candidato ideal" (seja criativo).
  3. Escreva um CV simples, interessante e sem muita palha. O empregador vai ficar cansado se tiver um CV muito extenso. Deixar algumas dúvidas é bom, pois ele quererá entrar em contacto consigo.
  4. Não envie e-mails só com o CV e sem texto
  5. Seja profissional
  6. Seja educado
  7. Escreva uma carta de apresentação e explique porque é a pessoa ideal para essa vaga
  8. Não pareça desesperado
  9. Não se candidate a vagas que sabe que não tem qualificação ou capacidade para ser escolhido
  10. Leia bem o anúncio de emprego ou sobre a empresa para onde envia o seu CV

Se tiver mais dúvidas e questões, deixe-nos um comentário e responderemos! Temos todo o gosto em o ajudar.