Como se aproximar mais de Deus!

Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. [...] que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?Lucas cap. 9 vers.23 a 25.

Mesmo que nem reconheçamos isso, Deus colocou dentro de cada um de nós o desejo de buscarmos a sua presença. O grande problema é que às vezes buscamos preencher este vazio com outras coisas ou pessoas.

Quando Jesus estava prestes ao encerrar seu ministério terreno, de acordo com o texto acima, podemos vê-lo dando aos discípulos instruções sobre o que era necessário para aproximarem dEle e segui-Lo, mesmo depois que ele partisse. Ele tinha acabado de anunciar seu futuro e queria prepará-los para o momento em que Ele não estaria entre eles fisicamente.

No nosso caso, nenhum de nós viu Jesus, mas acreditamos que Ele era, é e sempre será. Se eu perguntasse; “quem gostaria de ter mais de se aproximar mais de Deus?” acredito que todos responderiam de forma positiva a esta importante pergunta.

A bem da verdade é preciso lembrar de que desde o momento em que fomos salvos, nós temos acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo. A razão que você não está experimentando Deus em sua vida agora como você deveria não é porque você não está perto de Deus é muito simples de entender: Se você ainda não tem tudo de Deus é porque Deus ainda não tem tudo você.

De acordo com o texto acima, existem três coisas que são necessárias se de fato quisermos nos aproximar de Deus e sermos seus discípulos.

Se quisermos realmente aproximarmos mais de Deus…

I. … Precisaremos em primeiro lugar renunciarmos a nós mesmos.

A palavra negar neste texto significa negar ou repudiar totalmente de acordo com o manuscrito grego.

Negar a nós mesmos significa renunciar voluntariamente o nosso direito de escolher por nós mesmos e reconhecer Seu senhorio em todas as áreas da vida.

Eu acredito que quando uma pessoa realmente dá seu coração a Jesus ela desiste de qualquer plano pessoal que ela têm para si mesma, porque ela não pertence mais a si mesma.

Podemos ler em I Coríntios cap. 6 vers. 20 o seguinte: “Porque fostes comprados por bom preço: glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, que são de Deus”.

II. …Precisaremos tomar a cada dia a nossa cruz.

E aqui é bom lembrar que tomar a cruz significa; deliberadamente, com propósito, sem hesitar escolher verdadeiramente o tipo de vida que Jesus viveu.

Para uma pessoa tomar a sua cruz tem que estar preparada para a oposição dos próprios entes queridos, para a reprovação do mundo, saber abandonar os confortos que a vida oferece, saber obedecer a voz do Espírito Santo, estar preparado para sempre proclamar a Mensagem do Evangelho mesmo em condições desfavoráveis, saber trilhar o caminho da solidão, sofrer por amor a Cristo, desejar derramar-se para outros e pelos outros, além de quere morrer para si e para o mundo

Muitas vezes temos tido dificuldades de reconhecer que se não estamos nos aproximando mais de Deus ou se Ele tem se aproximado pouco de nós é porque, com certeza, temos escolhido atalhos que podem nos levar pra qualquer outro lugar, menos para a presença de Deus.

Realmente carregar a cruz não é algo simples de fazer, é mais teórico do que prático. É muito difícil reconhecer e acreditar que a vontade de Deus poderia nos levar para determinados lugares que não fazem parte das nossas vontades.

III. ...Precisamos deixar algumas coisas para trás.

Não existe como nos aproximarmos mais de Deus se não entendermos que existe a necessidade de deixarmos algumas coisas para trás. No Novo testamento encontramos o exemplo de Pedro e André que deixaram suas redes de pesca (Mateus cap. 4 vers. 9), de Tiago e João que deixaram seu pai (Mateus cap. 4 vers. 21) e de Mateus que deixou sua profissão suja aos olhos da sociedade (Mateus cap. 9 vers. 9).

         Podemos ver claramente que todos esses exemplos são de coisas que teriam impedimentos para que eles se aproximassem verdadeiramente de Jesus e tivessem um verdadeiro relacionamento pessoal com Ele e foi por isso que tiveram que deixá-las.

Não se esqueça de que se você nunca se aproximou mais de Deus na forma como gostaria realmente é porque ainda existem algumas coisas que você vai precisar renunciar.

No caso do jovem rico na bíblia, quando Jesus alertou sobre o que ele deveria renunciar, a bíblia diz que ele retirou-se triste. Mas Deus espera que a nossa resposta hoje seja diferente.

Se fizermos assim, não há dúvida de que Deus vai se aproximar de nós de uma forma diferente e intensa como nunca vimos antes!  

E aí, você está preparado para renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e se aproximar mais de Deus? Com toda certeza, isso sim é que vale a pena!

Pastor Adilson Batista Amelio