O cotidiano da maioria dos cidadãos tornou-se, graças aos avanços tecnológicos, bastante caótico. Cada vez mais é exigido das pessoas que se cumpram horários, prazos, compromissos, sem se esquecer de reservar um tempo para amigos e família. Devido a esses fatos, houve crescimento no número de pessoas com doenças que afetam a psique humana, e uma das enfermidades que se tornou mais comum foi o transtorno bipolar de humor, o que causa uma grande dúvida na cabeça das pessoas, que é: ?Essa alteração de humor é por que aconteceu tal fato ou será que sou bipolar?
Como notar o transtorno bipolar?
Ao invés de ficar se perguntando "como saber se sou bipolar?", deve-se procurar ajuda médica ao primeiro sinal dessa variação de humor, a medida que ela se apresentar com mais freqüência, deve-se buscar com mais urgência uma ajuda profissional. Diversas doenças podem ser desenvolvidas sem que sejam facilmente percebidas sob essas condições além do transtorno bipolar de humor.

No caso da bipolaridade, diversos sinais podem ser percebidos quanto a sua apresentação mas é muito mais fácil que pessoas que convivem com você os notem, então, peça a seus amigos e familiares que fiquem atentos que sua mudança repentina de humor e os motivos que causaram essas mudanças, você pode ir de extrema euforia e alegria a uma tristeza quase como uma depressão em apenas alguns minutos, ou simplesmente o contrário. O transtorno bipolar pode ser notado ainda, através do desenvolvimento de algum tipo de vício (compras, alimentação, etc), alteração de objetivos repentinamente ou por situações semelhantemente exageradas. Para conhecer mais sobre os sintomas do transtorno bipolar, você pode dar uma lida nesse artigo.

É importante observar quando essas mudanças acontecem para que seja possível evitar situações de mudanças drásticas de humor.
Como lidar com a bipolaridade?

Criança com Transtorno Bipolar

Se você notar qualquer um dos itens citados a cima, não pense duas vezes para procurar ajuda médica, e se for diagnosticado como bipolaridade não tenha medo. Assim como um diabético pode tomar remédio para tratar de sua doença e seguir em frente normalmente com sua vida diária, a pessoa bipolar também pode fazer o mesmo, desde que os devidos cuidados sejam tomados.

Como a bipolaridade pode afetar o meio social do paciente, além do pessoal, é importante seguir as doses dos medicamentos recomendados por um médico de confiança, não esquecendo que também é preciso ter acompanhamento desse profissional por meio de sessões de terapia.

Para o tratamento da bipolaridade, o apoio dos amigos e familiares é essencial e imprescindível, isolar-se de meios sociais e deixar de praticar suas atividades diárias não são opções, fazer isso irá de encontro com o tratamento.

Não veja seu tratamento como uma condenação, converse e explique sua situação para as pessoas ao seu redor, elas irão entender que você está apenas tentando evitar crises de bipolaridade para melhorar sua qualidade de vida.

Ao invés de ficar se perguntando "como saber se sou bipolar?", converse com pessoas que passam pela mesma situação que você e verá que algumas delas conseguem levar uma vida normal, e você também pode! Não deixe de ler sobre o assunto e fazer seu devido tratamento, não deixe o transtorno bipolar te impedir de viver.