Saber se a dieta baixa em carboidrato está sendo bem sucedida é, por vezes, mais complicado do que você pensa. Concentrar-se apenas no peso e de pé sobre a balança todos os dias pode ser enganosa, isso pode causar ansiedade desnecessária e minar a sua motivação.

A escala não é necessariamente seu amigo. Você pode querer perder gordura - mas a escala mede músculos, ossos e órgãos internos também. Ganhar músculo é uma coisa boa. Assim, o peso ou IMC são formas imperfeitas de medir seu progresso. Isto é especialmente verdadeiro se você está apenas saindo de um longo período de semi-inanição (contagem de calorias), como o seu corpo pode querer restaurar músculos perdidos e etc. Iniciando o treinamento do peso e ganhar músculo também pode esconder sua perda de gordura.

Perder gordura e ganhar músculos é um grande progresso, mas você pode perdê-la se só medir o seu peso. Assim, é inteligente para também acompanhar o desaparecimento de sua gordura da barriga, por medir o perímetro da cintura.

Aqui está como fazê-lo:

  1. Coloque a fita métrica em torno de seu meio, um pouco acima do umbigo (para ser exato: no ponto médio entre o último arco costal e a parte superior de seu osso ilíaco, ao seu lado).
  2. Expire e relaxe.
  3. Verifique se a fita métrica é confortável, sem comprimir a pele.

Compare o seu resultado com estas recomendações

Homem: 80 cm (Excelente) / 80 a 88 cm (Decente) / acima de 88 cm (Ruim)

Mulher: 94 cm (Excelente) / 94 a 102 cm (Decente) / acima de 102 cm (Ruim)

Eu recomendo com o objetivo de "excelente", mas nem sempre é realista. Os jovens geralmente podem alcançá-lo, mas para algumas mulheres de meia-idade ou mais velhos, pode ser uma grande vitória para obter todo o caminho para "decente".

Medir o progresso 

Sugiro medir sua circunferência da cintura e peso antes de começar e depois, talvez, uma vez por semana ou uma vez por mês. Escreva os resultados e acompanhe o seu progresso. Se você quiser, pode medir mais áreas: ao redor das nádegas, peito, braços, pernas, etc.

Note que seu peso pode flutuar para cima e para baixo vários quilos de dia para dia, dependendo do equilíbrio e conteúdo estomacal de fluidos: Não se preocupe com as mudanças de curto prazo, siga a tendência a longo prazo.

Se você puder, tente verificar outros marcadores de saúde importantes quando se inicia, como estes: 

  • Pressão arterial
  • De açúcar no sangue (glicose em jejum e/ou sangue HbA1c)
  • Perfil de colesterol (HDL incluindo, triglicérides)

Estes marcadores são quase universalmente melhorados em dietas baixa em carboidratos, antes mesmo de grande perda de peso. A reverificação destes marcadores de saúde após alguns meses pode ser ótimo para a sua motivação, e como eles costumam mostrar que você não está apenas perdendo peso, você está ganhando saúde também.