Em tempos nos quais a internet é vista como um campo novo e bom para se ganhar dinheiro, muita gente tem migrado seus blogs hospedados em grandes provedores para ter seu próprio domínio.

O registro de domínio é o primeiro passo para quem deseja ter um site com aparência profissional. Para iniciar esse processo, primeiro, é preciso verificar se o nome que você deseja está disponível para ser comprado. Apesar da extensão mais comum aqui no Brasil ser a .com e a .com.br, há outras extensões, como o .net, .blog, .org, .tv etc.

Registrar um domínio: pagamento e atendimento

Após verificar a disponibilidade do nome é a hora de registrar o domínio. Algumas empresas brasileiras fazem esse intermédio, o que é muito bom, pois você pode tirar suas dúvidas e tratar diretamente com atendentes que falam português.

Os domínios, depois de comprados, pertencem a você por um ano, ou seja, necessitam de renovação para que continuem sob seu comando. Esse pagamento anual pode ser feito até por boleto bancário, e caso não seja efetuado, o domínio fica congelado.

Entretanto, se você quiser comprar um domínio congelado, ou seja, que já foi de outra pessoa, mas a mesma não renovou a anuidade, é preciso seguir um procedimento e aguardar a liberação.

Plano de hospedagem de sites

Todo domínio deve ser hospedado em algum servidor. Existem servidores gratuitos, mas esses costumam deixar anúncios por todas as páginas, poluindo a identidade visual do seu site. Hospedar site também é um processo simples. As mesmas empresas que registram domínio oferecem esse tipo de serviço, podendo escolher o plano de hospedagem mais conveniente.

O pagamento da hospedagem é feito mensalmente, e cada plano de hospedagem de sites é indicado para um determinado tipo de portal. Se seu site é simples, com poucos dados para serem hospedados, o plano pode ser básico. Agora, se seu site é complexo, possui um grande banco de dados e é acessado simultaneamente por muitas pessoas, o ideal é que ele fique hospedado em um servidor mais potente.