Os imóveis de alto padrão se classificam como de luxo devido a características convencionadas pelo mercado e facilmente diferenciáveis em uma analise mais cautelosa.

Muitas vezes, por falta de dinâmica de mercado, alguns corretores seguem reforçando determinados parâmetros e confundindo os compradores mais desinformados. Mas não se deixe enganar por falsos fatores como, a metragem do imóvel, que já há algum tempo não é determinante para revelar status e valorização.

A localização sempre foi e permanece como fator imprescindível para que o apartamento seja considerado de alto padrão. Ele deve estar cercado por outros de modelo semelhante e o seu endereço deve ser reconhecidamente um bairro nobre.

O litoral norte paulista é um exemplo de localização ideal para encontrar um apartamento de alto padrão. Os apartamentos na Riviera apresentam todas as características para qualificação de um imóvel luxuoso e muito bem conceituado, tanto para a venda quanto no aluguel para temporadas, prática amplamente difundida e aproveitada pelos turistas que buscam maior sofisticação e estilo.
Na área de lazer, as opções convencionais, como piscina e academia, já não são o bastante. Locais de alto padrão contam com diversas piscinas aquecidas, spa, salão gourmet, quadras esportivas, cinema, brinquedoteca, entre outros.

A utilização de materiais de acabamento de alto valor acaba recebendo prestígio no mercado de arquitetura, como mármore importado e madeiras nobres. Tudo isso aumenta o conceito e agrega nobreza ao imóvel.

Outro fator que caracteriza um apartamento de alto padrão é ter a obra assinada por arquitetos renomados. Os serviços oferecidos dentro do edifício também podem aumentar o seu prestígio, como a utilização de concierge para resolver questões de organização da rotina de moradores, facilitando e agilizando algumas atividades residenciais básicas.

Como recursos extras, a automatização dos apartamentos com tecnologias mais modernas de funcionalidade e para geração de consumo de energia limpa.