psoríaseA psoríase é considerada como uma doença crônica e também não contagiosa de pele, a doença produz manchas que são secas e arredondadas na pele de tamanhos variados, estas que são cobertas de escamas cinzas ou ainda branco acinzentadas.

A psoríase é uma doença comum mas tem algumas questões sobre o problema que pode acontecer de forma misteriosa, um exemplo disto é que os médicos não sabem ao certo o que causa a psoríase apesar de acreditarem que ela é uma doença considerada hereditária. Por outro lado pode ser que você possa ter psoríase mesmo que alguém em sua família não tenha. A doença normalmente acontece entre os 20 e 50 anos mas poderá aparecer em qualquer idade e ser diagnosticada em crianças até mesmo.

Todos os comportamentos da psoríase também é algo misterioso, muitas vezes ela poderá aparecer de forma branda e moderada com poucas manchas. Mas de repente no dia seguinte surgem manchas grandes e escamosas que poderão cobrir o corpo. O tratamento é algo bastante difícil pois o que funciona para um dos pacientes poderá não funcionar para o outro e também os tratamentos que um dia aconteceram de forma eficaz poderão talvez não funcionar mais.

Como tratar o problema

Até agora não existe uma cura conhecida para a psoríase, e o tratamento deverá oferecer apenas um alívio temporário de sintomas. Com isto toda a limpeza normal da pele ao redor de todas as áreas afetadas é importante para que se possam prevenir infecções. Além disto loções e cremes que sejam a base de alcatrão vegetal poderão limpar a pele irritada e ainda poderão ajudar a diminuir a coceira.

Recentemente foram apresentados vários tipos de medicamentos bastante eficazes no alívio de sintomas da psoríase. A cortisona por exemplo e os esteroides mais novos poderão remover as placas em mais de 50% dos casos, principalmente quando são aplicados diretamente na pele que é afetada. Muitos dos médicos recomendam que se faça a cobertura das áreas tratadas com um plástico fino, além do creme. E isto é uma chamada terapia de oclusão que é a técnica mais utilizada atualmente.