Como uma empresa start up, obter o seu nome lá e ganhar uma base de clientes é o aspecto mais importante de seu sucesso. Nos dias de hoje, a internet é o lugar perfeito para começar isso. Hoje é rápido e fácil criar um site grátis, mas direcionar o tráfego ao site leva um pouco mais de delicadeza. Conhecendo as estratégias de marketing da internet e como implementá-las, lhe permitirá conseguir clientes para o seu site e ganhar crescimento com menos custos do que os métodos tradicionais de publicidade. 

Comece com as Coisas Simples

Agora que você criou um site, você também pode usar o endereço da web em todos os documentos da empresa que vão aos clientes ou parceiros de negócios, assim como em todos os cartões de visita e material promocional. Alguém interessado em sua empresa, normalmente irá olhar primeiro para o seu site para ter suas perguntas respondidas e aprender mais. Os clientes estabelecidos também irão fazer isso, e não ter acesso fácil ao seu site pode ser frustrante se quiserem buscar por localização, horários ou uma oportunidade de compra de produtos online. Incluindo o endereço da web em assinaturas de e-mails oferece um clique, link direto para o seu site para quem receber um e-mail seu e tornando o processo de chegar a você ainda mais fácil.

Mecanismos de Busca são Rei

Uma das primeiras coisas que as pessoas fazem quando querem encontrar algo é digitar o que eles querem no Google. O Google, então, irá expor os sites mais relevantes para o que eles querem. Neste caso, se o que o cliente realmente quer é você, é importante ter a certeza que o Google o coloca no topo da lista. Isso é chamado, Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO – Search Engine Optimization). Isto pode ser feito pela própria empresa, mas muitas empresas vão contratar empresas ou consultores para garantir que seu site seja devidamente otimizado. Algumas dicas podem ser implementadas facilmente, tais como garantir se você tem um site grátis em Flash, que além dos links da página em Flash existem links simples em HTML para as outras páginas do seu site para os mecanismos de busca reconhecerem. Além disso, se você é um negócio local, o seu local de destino e o endereço devem estar listados em cada página do site.

Outras técnicas são mais complicadas e exigem mais informação sobre o formato e os componentes de um site. Por exemplo, definir o título do site corretamente é um dos passos mais importantes. O título deve ter algumas palavras-chave importantes (palavras ou sentenças que seus clientes provavelmente irão digitar em um mecanismo de busca) se relacionam de volta ao seu site antes mesmo do nome da sua empresa. Existem muitos outros truques e digas de SEO que podem ser revistas online que uma empresa pode querer rever e trabalhar em adicionar em seu site.

Use a Natureza Fluida da Internet

A maioria das pessoas não digita apenas um link na barra de endereço e, em seguida, digita outro para chegar ao próximo interesse. Ao invés disso, usam links, bookmarks, e mecanismos de busca, e um clique conduz ao outro.

A geração de cliques que conduzem a sua página é o seu objetivo. Chegar lá na comunidade da web 'linkando' com organizações de comércio, empresas similares (mas não concorrentes diretos), e os diretórios da web não irão apenas construir a posição de sua busca, mas pode completar as migalhas para alguns usuários voltarem a você. Outra técnica freqüentemente utilizada é a escrita de conteúdo atual da web relacionado à sua área ou produto com um link para o seu site envolvendo palavras-chave relacionadas ao seu site e submetendo estes para outros usarem gratuitamente.

Mídia Social Não É Apenas para Uso Pessoal

Nestes dias e era da internet interativa, o seu poder como ferramenta de marketing não pode passar despercebido. Iniciando um blog relacionado à sua área de negócio, relacionando-a com seu site, e depois mantê-lo atualizado com comentários sobre notícias do setor e material interessante pode manter as pessoas interessadas e vindo ao seu site. Também as páginas no Twitter, Facebook e outros sites populares de mídias sociais podem permitir aos usuários interagir com seu negócio e sugeri-lo facilmente aos seus amigos e família. Se você tiver criado um conteúdo da web, adicionando-o aos sites de social bookmarking como o Digg.com e Google Bookmarks também pode aumentar o tráfego e a posição nos mecanismos de busca. É importante quando se usa técnicas de marketing social que o plug para o seu negócio não seja chamativo ou excessivamente agressivo, e que você está ativo no diálogo que tem lugar para que você apareça como parte da comunidade.